Histologia

O serviço de histologia providencia assistência cientíica e técnica, tanto para o NMS Research como para utilizadores externos. Cada projeto científico que utiliza este serviço a nossa contribuição é no sentindo de implementar e optimizar as melhores condições histológicas.

O nosso objetivo principal é oferecer serviços, instrumentos e ensinar de forma que a se produzam amostras de elevada qualidade tanto na investigação com modelos animais como na clinica. Especicamente, este serviço tem uma grande importância na parte técnica de cada projeto, uma vez que ajudamos os investigadores a planear, processor, cortar e corar e/ou na optimização da imunohistoquímica até à escrita dos artigos com aquisição de fotografias pelos nossos colaboradores patologistas.

Este serviço permite o uso em “self-service”, assim os utilizadores devem cumprir as regras e regulamentos, afim de evitar que o acesso ao serviço lhe seja revogado.

Microtomo HM200, Crióstato CM3050 S, Incubadora para embeber em parafina, panela de parafina, Placa de arrefecimento PF200L, Processador de tecidos e AutostainerLink48

Métodos e técnicas utilizados

• Processamento e corte em Parafina
  • Processamento e corte a frio
  • Coloração com hematoxilina-eosina
  • Alguns corante especiais: Zell Neelsen, Luna, Trocrómio de masson, óleo OVermelho e Fontana Masson.
  • Apoio na otimização da imunohistoquímica para os investigadores e para a testagem de anticorpos sicgen
  • Técnica de microsocopia electronica
  • Treino de utilizadores
  • Planeamento do desenho experimental

Um novo utilizador tem que se registar no agendo https://next.cirklo.org/cedoc/ preencher o pedido disponivel na histologia para marcar uma sessão de treino. Os preços são disponibilizados em cada requisição de produto ou na intranet. No caso de auto-utilização é obrigatória ter previamente a sessão de treino com o Técnico da histologia, que estará disponível durante os dias e horas normais de trabalho da NMS.

Todos os utilizadores dos serviços da Histologia devem agradecer à mesma em qualquer tipo de publicação científica, desde que os resultados apresentados tenham sido obtidos com os nossos equipamentos, serviços ou ajuda científica pelo staff.
Nas publicações em que há uma contribuição significativa da histologia, seja na desenho experimental ou análise de resultados do projeto em causa, deve ser considerada a co-autoria na publicação. Os utilizadores devem enviar para o serviço de histologia a publicação. Podem utilizar a seguinte frase: Agradecemos ao Serviço de Histologia do CEDOC, NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa a sua ajuda neste trabalho (podem mencionar qual o tipo de ajuda).

Parte da aliança COLife

Coordenador Científico