Histologia

O serviço de histologia presta assistência científica e técnica, tanto para a NMS Research como para utilizadores externos, através da oferta de diversificados serviços, instrumentos e formação de utilizadores.

O nosso principal contributo está na planificação e otimização de abordagens histológicas especificas para cada projeto científico com o objetivo de obter resultados de elevada qualidade tanto na investigação fundamental como na clínica. Concretamente, este serviço auxilia os investigadores a planear a melhor abordagem histológica para o seu projeto; processa, corta e cora amostras animais e humanas; realiza e otimiza protocolos de imunohistoquímica; fornece conhecimento teórico/prático e imagens obtidas pelos patologistas associados para apresentação em publicações científicas.

Equipamentos:

• Microtomo HM200
  • Crióstato CM3050 S
  • Unidade de inclusão em parafina UT200L
  • Placa de arrefecimento PF200L
  • Processador de tecidos
  • AutostainerLink48

Métodos e técnicas utilizados:

• Processamento e corte em Parafina
  • Processamento e corte a frio
  • Coloração com hematoxilina-eosina
  • Algumas colorações especiais: Ziehl Neelsen, Luna, Tricrómio de Masson, Oil Red e Fontana Masson
  • Apoio na otimização da imunohistoquímica para os investigadores e para a testagem de anticorpos sicgen
  • Técnica de microsocopia electronica
  • Treino de utilizadores
  • Planeamento do desenho experimental

Um novo utilizador tem que se registar no agendo, preencher o pedido disponivel na histologia para marcar uma sessão de treino. Os preços são disponibilizados em cada requisição de produto ou na intranet. No caso de auto-utilização é obrigatória ter previamente a sessão de treino com o Técnico da histologia, que estará disponível durante os dias e horas normais de trabalho da NMS.

Todos os utilizadores dos serviços da Histologia devem agradecer à mesma em qualquer tipo de publicação científica, desde que os resultados apresentados tenham sido obtidos com os nossos equipamentos, serviços ou ajuda científica pelo staff.
Nas publicações em que há uma contribuição significativa da histologia, seja na desenho experimental ou análise de resultados do projeto em causa, deve ser considerada a co-autoria na publicação.

Podem utilizar a seguinte frase: Agradecemos ao Serviço de Histologia da NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa a sua ajuda neste trabalho (podem mencionar qual o tipo de ajuda).

Parte da aliança COLife

Coordenador Executivo