Investigadores NMS revelam nova via de regulação da melanina

Grupo liderado por Duarte Barral, Tráfego Membranar na Doença, descreve nova forma de regulação da melanina, elucidando a transferência do pigmento entre células da pele humana.

12-jul-2022
Andreia Ferreira, Matilde Neto, Duarte Barral, Luís Cabaço e Liliana Lopes

O estudo foi publicado na revista JID Innovations e foi totalmente desenvolvido na NOVA Medical School, sendo o estudante de doutoramento Luís Cabaço o primeiro autor.

A investigação envolve a saída da melanina, em complexos chamados melanossomas, das células onde é produzida a melanina (melanócitos), num processo chamado exocitose. Há depois a transferência para outro tipo de células, os queratinócitos, onde se vai acumular o pigmento e criar uma proteção aos raios UV. O grupo já tinha descrito uma via de exocitose e transferência envolvendo a protéina RAB11B mas agora apresentam um método alternativo que é moderado por outra proteína da mesma família, a RAB3A.

"O nosso trabalho demonstrou que a molécula RAB3A é recrutada para os melanossomas em resposta a moléculas solúveis derivadas de queratinócitos e estimula a libertação de melanina pelos melanócitos", diz Duarte Barral sobre esta investigação, reforçando que "este conhecimento é importante para perceber melhor como o sistema pigmentar da pele se adapta a condições de stresse, como a exposição crónica à radiação ultravioleta ou certas condições patológicas, como doenças inflamatórias da pele, aumentando a produção e a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos".

Em relação à identificação das moléculas solúveis afirma ser "a questão de '1 milhão de dólares'. De facto, nenhuma das moléculas solúveis derivadas de queratinócitos conhecidas atualmente e responsáveis pelo aumento da síntese de melanina por melanócitos parece estimular a libertação de melanina como observámos neste trabalho". Mas será este a identificação destas moléculas estimuladoras o próximo foco desta investigação do grupo, por isso não percam os próximos capítulos.

O artigo original, "Rab3a Regulates Melanin Exocytosis and Transfer Induced By Keratinocyte-Conditioned Medium" está disponível online.

Duarte C. Barral
Principal Investigator