Investigadores NMS revelam nova via de regulação da melanina

Grupo liderado por Duarte Barral, Tráfego Membranar na Doença, descreve nova forma de regulação da melanina, elucidando a transferência do pigmento entre células da pele humana. 

12-jul-2022
Andreia Ferreira, Matilde Neto, Duarte Barral, Luís Cabaço e Liliana Lopes

 

O estudo foi publicado na revista JID Innovations e foi totalmente desenvolvido na NOVA Medical School, sendo o estudante de doutoramento Luís Cabaço o primeiro autor. 

A investigação envolve a saída da melanina, em complexos chamados melanossomas, das células onde é produzida a melanina (melanócitos), num processo chamado exocitose. Há depois a transferência para outro tipo de células, os queratinócitos, onde se vai acumular o pigmento e criar uma proteção aos raios UV. O grupo já tinha descrito uma via de exocitose e transferência envolvendo a protéina RAB11B mas agora apresentam um método alternativo que é moderado por outra proteína da mesma família, a RAB3A.

"O nosso trabalho demonstrou que a molécula RAB3A é recrutada para os melanossomas em resposta a moléculas solúveis derivadas de queratinócitos e estimula a libertação de melanina pelos melanócitos", diz Duarte Barral sobre esta investigação, reforçando que "este conhecimento é importante para perceber melhor como o sistema pigmentar da pele se adapta a condições de stresse, como a exposição crónica à radiação ultravioleta ou certas condições patológicas, como doenças inflamatórias da pele, aumentando a produção e a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos".

Em relação à identificação das moléculas solúveis afirma ser "a questão de '1 milhão de dólares'. De facto, nenhuma das moléculas solúveis derivadas de queratinócitos conhecidas atualmente e responsáveis pelo aumento da síntese de melanina por melanócitos parece estimular a libertação de melanina como observámos neste trabalho". Mas será este a identificação destas moléculas estimuladoras o próximo foco desta investigação do grupo, por isso não percam os próximos capítulos.

O artigo original, "Rab3a Regulates Melanin Exocytosis and Transfer Induced By Keratinocyte-Conditioned Medium" está disponível online.

Duarte C. Barral
Principal Investigator
Luís Cabaço
PhD Student
Liliana Lopes
PhD Student
Matilde Neto
PhD Student
Andreia Ferreira
PhD Student
José Ramalho
Researcher
Miguel Seabra
Principal Investigator