NOVA Medical School participa em debate “O Futuro das Neurociências”

Investigadores e Professores da NOVA Medical School, Miguel Xavier e Cláudia Almeida, participaram na conferência organizada pelo Jornal Económico e a Biogen Portugal.

11-mai-2023
Cláudia Almeida (segunda a contar da direita) num painel do Congresso "O Futuro das Neurociências"

Na passada, 9 de maio, teve lugar no Centro Cultural de Belémem Lisboa, a conferência “O Futuro das Neurociências”, com o apoio do Jornal Económico e da Biogen Portugal. Miguel Xavier, Subdirector e Presidente do Conselho Científico da NOVA Medical School e diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde (DGS), e Cláudia Almeida, investigadora principal da NMS Research, foram dois dos participantes desta reunião onde se discutiram os desafios e soluções para áreas de investigação da saúde cerebral. 

A saúde mental tem vivido anos e anos debaixo de pedras devido ao medo do desconhecido”, declarou Miguel Xavier, também médico psiquiatra e investigador clínico. "Estamos numa fase hipervisibilidade mediática”, tendo também descrito o trabalho que tem feito com a sua equipa no enquadramento do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, nomeadamente recolher financiamento do Orçamento de Estado para ser aplicado na área da saúde mental e ser vista como prioridade da saúde pública.

Já Cláudia Almeida, investigadora que lidera o laboratório Tráfego Neuronal no Envelhecimento e com ínumeras contibuições para o avanço do conhecimento dos mecanismos fundamentais da Doença de Alzheimer, afirmou que "a maior parte dos investigadores está a tentar perceber como identificar os doentes numa fase inicial: o que causa a doença de Alzheimer, identificando biomarcadores, fazendo uma avaliação psicológica, detectando sinais de sangue,”. Falou ainda do trabalho que é feito para compreensão dos mecanismos, nomeadamente nas formas mais raras causadas por mutações, que podem ser introduzidas em modelos experimentais para melhor estudar a doença. 

Podem ler as notícias integrais no site do Jornal Económico 1 2 

Miguel Xavier num painel do Congresso "O Futuro das Neurociências"

Imagens pertencentes ao Jornal Económico

 

 

Fernando Miguel Teixeira Xavier
Subdiretor, Presidente do Conselho Científico
Cláudia Guimas Almeida
Principal Investigator