Investigador
Investigador Principal
Investigador Principal
Cláudia Guimas Almeida é Investigadora Principal na NOVA Medical School, onde lidera o Laboratório de Neurociência do Envelhecimento e Alzheimer, dentro da unidade de investigação iNOVA4Health. A sua investigação visa compreender como o envelhecimento celular e os fatores de risco genéticos na via endocítica contribuem para a disfunção sinática e a doença de Alzheimer (DA). Combinando modelos neuronais de ratos e humanos, imagiologia avançada e neurociência molecular e celular, a sua equipa investiga como as deficiências no transporte endolisossomal conduzem à vulnerabilidade neuronal precoce no envelhecimento e na neurodegeneração.
Cláudia licenciou-se em Bioquímica (1999) e concluiu o mestrado (2001) e o doutoramento (2007) em Neurociências na Universidade de Lisboa. Durante o seu doutoramento na Weill Cornell Medical College (Nova Iorque), descobriu como a acumulação de β-amilóide perturba a função endossomal e sinática. Como bolseira EMBO e Marie Curie no Institut Curie (Paris), especializou-se em tráfego de membranas e bioimagem quantitativa.
Em 2013, criou o seu grupo de investigação independente na NOVA Medical School, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e desde então consolidou a sua carreira através do financiamento da FCT CEEC e da Unidade de Investigação iNOVA4Health. Publicou quase 30 artigos revistos por pares (≈6000 citações; índice h 21) e garantiu mais de 1 milhão de euros em financiamento competitivo da FCT, da Comissão Europeia, da Associação de Alzheimer e da La Caixa Research.
Além da investigação, Cláudia co-coordena o Mestrado em Investigação Biomédica (NBR) na NOVA Medical School, integra também o Conselho Científico da Faculdade e o Conselho Geral da Universidade NOVA de Lisboa, e é regularmente convidada a contribuir para o Alzforum.org e a falar em conferências internacionais.