Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

No âmbito dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a NMS, tem a decorrer diversos projetos distribuídos por várias medidas.

Medida 06 – Civic & Global

Programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi definido um conjunto de reformas e investimentos que contribuem para o aumento da participação dos jovens no ensino superior, a graduação da população e o aumento da investigação e desenvolvimento em Portugal, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

Neste contexto, os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Incentivo Adultos» visam apoiar iniciativas a desenvolver por instituições de ensino superior (IES), em parceria ou consórcio com empresas, empregadores públicos e/ou privados e incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais e nacionais:

• O «Impulso Jovens STEAM», tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior. Na NMS, encontramo-nos a redesenhar totalmente o currículo do nosso Mestrado Integrado de Medicina (MIM) de forma a preparar as próximas gerações de médicos para a saúde do futuro e para uma variedade de opções de carreira à sua disposição. Com o MIM reformulado apresentará uma série de abordagens inovadoras, interdisciplinares e transdisciplinares, incluindo aprendizagem baseada em equipa, simulação, literacia e integração em saúde digital com base nas melhores práticas internacionais.

• O «Incentivo Adultos» tem por objetivo apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, assim como a formação ao longo da vida, em três áreas principais escolhidas pela sua adequação estratégica ao novo campus de saúde da NOVA e visão para o futuro da saúde; relevância para os resultados no mercado de trabalho e contribuição para o crescimento e internacionalização dos setores dos cuidados de saúde, farmacêutico e tecnologia da saúde em Portugal.

O projeto na NMS da medida 6 do PRR - Qualificações e Competências - consiste em fomentar dois projetos transversais à Universidade NOVA de Lisboa:

• Aprendizagem Transformativa para Profissionais à Prova do Futuro, abordando o défice de competências emergente dos desafios globais acima descritos;

• Transformação Organizacional para o Sucesso Académico e Empregabilidade, executando uma implementação transversal na NOVA de estratégias e sistemas de criação de emprego centrados no aluno/participante, promovendo a inclusão e garantindo o acesso justo às propostas de programas e iniciativas da NOVA.

O projeto baseia-se ainda em quatro componentes já em curso na NOVA:

1. A contínua transformação digital interna de sistemas, processos e operações;
  2. A generalização da aprendizagem tecnológica melhorada para um ensino aberto e inclusivo;
  3. A excelência operacional para garantir que a NOVA executa a sua estratégia de promoção da empregabilidade com eficiência e eficácia;
  4. Um sistema de bolsas e mentoria para garantir um acesso justo às competências STEAM.

O investimento do projeto pela UNL ascende a 12,9 milhões de euros, sem IVA, dos quais, na NMS, será aplicado aproximadamente 1 716 231 milhões de euros, no âmbito do Impulso Jovem STEAM, e 2 369 769 milhões de euros, no âmbito do Incentivo Adultos.

prr

www.recuperarportugal.gov.pt