RECONHECIMENTO DE GRAUS ACADÉMICOS

RECONHECIMENTO DE QUALIFICAÇÕES ESTRANGEIRAS

Em Portugal o Reconhecimento de graus e diplomas do ensino superior concedidos por instituições estrangeiras de ensino superior é regulamentada, desde 1 de janeiro de 2019, pelo Decreto-Lei nº. 66/2018.

Existem três tipos de reconhecimento em Portugal:

• Reconhecimento automático;
  • Reconhecimento de nível;
  • Reconhecimento específico.

Saber mais

Para se candidatar ao Reconhecimento Específico (o que se aplica à Medicina), o interessado deverá aceder ao site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e, em seguida:

1. Selecionar a opção Reconhecimento Específico;
  2. Preencher o formulário online.

No seguimento da aprovação pelo Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) do Regulamento do processo de Reconhecimento Específico ao ciclo de estudos integrado do Mestrado em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas (EMP), submetido a aprovação dos respetivos órgãos competentes de cada Escola e remetido para publicação em Diário da República, publica-se o seguinte comunicado.

Calendários de Exames 2019/2020 e 2020/2021 - Alteração no contexto da evolução da Pandemia COVID-19

Aviso - Exame Escrito - 7 de janeiro de 2022

Comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas - Exame Escrito (09 dezembro de 2021)

Calendário 2021/2022 - Comunicado do CEMP - Reconhecimentos específicos de graus estrangeiros ano letivo 2021/2022

Prova Prática - Comunicado do CEMP - Reconhecimentos específicos de graus estrangeiros submetidos nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021

Comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas - 21 Dezembro de 2020

Para os devidos efeitos, a NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa informa que, em reunião de 20 de maio de 2020, o Conselho das Escola Médicas Portuguesas (CEMP) aprovou a criação de uma época alternativa para a realização da prova de competências em Comunicação Básica e exame escrito.

Consulte aqui o documento.

Aviso - Exame Escrito - Época Alternativa

Para mais informações deve contactar por e-mail para reconhecimentos@nms.unl.pt

Legislação

A instrução dos pedidos de reconhecimento basta-se com um dos documentos mencionados nas alíneas a, b, c, do artigo 3º da Portaria nº 33/2019, de 25 de janeiro, alterada pela Portaria nº 43/2020 de 14 de fevereiro.

O reconhecimento em Portugal de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, é regulado pelo Decreto-Lei n.º 66/2018.

Existem, neste momento, três tipos de reconhecimento em Portugal:

• Reconhecimento automático
  • Reconhecimento de nível
  • Reconhecimento específico

O Reconhecimento é solicitado pelo titular do Diploma através do preenchimento do formulário online.

Para saber mais informações clique aqui.

Legislação
  • Decreto-Lei n.º 66/2018
  • Portaria n.º 33/2019 (alterada pela Portaria n.º 43/2020)

Emolumentos