Mestrado em Saúde Mental nos Cuidados Primários

O Mestrado Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde Mental é um novo curso, em língua inglesa, promovido pela NOVA Medical School (NMS), com o objetivo de desenvolver a capacidade dos profissionais de países em todo o mundo na integração da saúde mental nos cuidados primários.

Esta nova iniciativa baseia-se na experiência do Diploma Internacional sobre Saúde Mental nos Cuidados Primários, desenvolvido com sucesso em 2013, e beneficia da experiência com o Mestrado Internacional em Política de Saúde Mental e Serviços, desenvolvido em colaboração com a OMS desde 2009.

A NMS|FCM tem um forte compromisso com a saúde mental nos cuidados primários, estando entre os principais centros académicos do país, nas áreas da saúde mental e da medicina geral e familiar. O Departamento de Saúde Mental realizou a maior parte dos principais estudos sobre epidemiologia psiquiátrica e investigação em serviços de saúde mental no país (ex., estudo nacional de saúde mental e vários estudos europeus sobre a efetividade de políticas e serviços). O Departamento é ainda responsável por um Mestrado Internacional de Políticas de Saúde Mental e Serviços, agora na 5 ª edição, e colabora extensivamente com a OMS, UE e outras organizações internacionais. Os membros do Departamento incluem líderes mundiais de saúde mental e cuidados primários, bem como líderes da Plataforma Gulbenkian Global de Saúde Mental, da Ação Comum Europeia para a Saúde Mental e Bem-estar, WONCA e da Federação Mundial de Saúde Mental.

O Curso terá uma duração de dois anos académicos e está organizado em 2 partes: uma de 60 ECTS, que não confere grau, mas sim um diploma de pós-graduação, e uma segunda de 60 ECTS que, somada à primeira e após aprovação da Dissertação de natureza científica (ou trabalho de projeto especialmente realizado para este fim, ou estágio profissional com relatório final), confere o grau de Mestre. Um diploma de pós-graduação será atribuído aos alunos que completem apenas os módulos do programa conducentes à obtenção dos primeiros 60 ECTS.

O ensino será feito através de aulas teóricas, seminários e trabalho prático (participação em projetos, desenvolvimento de estágios em serviços inovadores) durante os períodos presenciais; bem como através de trabalho individual e participação em atividades de e-learning (aulas teóricas, orientação tutorial e discussão de projetos).

O ensino presencial ocorrerá em 3 períodos intensivos de 2 semanas cada, que se seguem aos períodos residenciais, durante os quais os alunos, vindos de vários países, permanecerão em Lisboa. As atividades de e-learning ocupam uma parte significativa do tempo e incluem aulas teóricas, orientação tutorial e discussão de projetos. Este formato destina-se a permitir a participação de alunos de diferentes partes do mundo sem que tenham que permanecer fora dos seus países por períodos longos.

O corpo docente deste ciclo de mestrado inclui peritos internacionalmente reconhecidos.

Mestrado descontinuado

Outras informações: