Bolsa de Investigação (BI), para a realização de actividades de I&D por um licenciado com o grau de mestre inscrito num doutoramento ou num curso não conducente a grau académico
ref.ª SAI/2024/03 - 1 vaga
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), para a realização de actividades de I&D por um licenciado com o grau de Mestre inscrito num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico, com a referência SAI/2024/03 no âmbito do projeto MJFF-021400, na instituição Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), suportada por receitas provenientes do projeto acima referido financiadas diretamente pela The Michael J. Fox Foundation, nas seguintes condições:
Área de estudo: Doença de Parkinson
Requisitos de admissão (critérios de elegibilidade):
- Mestrado na área da Biologia ou áreas afins;
- Inscrição em doutoramento ou em curso não conferente de grau académico, na área de biologia, bioquímica ou áreas afins (O comprovativo de inscrição em doutoramento ou em curso não conferente de grau académico poderá ser obtido até à contratação. A avaliação aqui efectuada apenas terá em conta se os candidatos reúnem as condições de inscrição em doutoramento ou em curso não conferente de grau académico).
- Procuramos experiência prévia em Neurociências, nomeadamente na doença de Parkinson.
- Experiência em comportamento animal será privilegiada.
Plano de trabalho:
O bolseiro terá de desempenhar funções de investigação científica na área da biomedicina. Os objectivos do projeto são validar a enzima degradadora de insulina como um alvo terapêutico para a doença de Parkinson, explorando a ponte entre doenças metabólicas e neurodegenerativas. Iremos avaliar o comportamento dos ratinhos e avaliar as características bioquímicas e histológicas da doença de Parkinson. Será efectuada a avaliação metabólica e comportamental de ratinhos e a análise de proteínas por immunoblotting e imunohistoquímica. Será também praticada a comunicação científica escrita e oral. O candidato participará em todas as reuniões do laboratório, manterá registos actualizados das actividades de investigação e informará o chefe do laboratório.
Legislação e regulamentação aplicável:
A bolsa tem enquadramento legal no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Nova de Lisboa (Despacho nº 9484/2023, DR, II Série, 179 (14-09-2023)), em vigor.
Local de trabalho:
O trabalho será realizado no DysBrainD: Dysmetabolism in Brain Diseases - Research Groupof Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School (FCM|NMS) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), sob a supervisão científica de Hugo Vicente Miranda (PhD).
Duração da bolsa e data prevista de início:
A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável por períodos adicionais até ao final do projeto, estando previsto o seu início a 1 de abril de 2024.
Valor mensal da bolsa:
O valor mensal da bolsa corresponde a 1259,64€ (mil duzentos e cinquenta e nove euros e sessenta e quatro cêntimos), pago mensalmente por transferência bancária.
Métodos de seleção:
A carta de motivação e o CV dos candidatos serão avaliados de acordo com a ponderação dos factores abaixo indicados.
Factores preferenciais e valores atribuídos em %:
- Motivação para a investigação biomédica - 15%;
- Curriculum vitae - 45%.
- Experiência em técnicas bioquímicas como a imunohistoquímica e western - 10%;
- Formação comprovada em experimentação animal - 20%;
- 2 Cartas de referência - 10%
(OPCIONAL: Os candidatos que possuam conhecimentos e competências adequadas ao cargo serão eventualmente convidados para uma entrevista, representando 10% da classificação final).
Júri de Seleção:
- Presidente do Júri - Hugo Vicente Miranda, Investigador Principal na NMS|FCM-UNL;
- 1º Vogal Efetivo - Rita Oliveira, Investigadora Júnior na NMS|FCM-UNL;
- 2º Vogal Efetivo - Sílvia Conde, Professora Auxiliar na NMS|FCM-UNL;
- 1º Vogal Suplente - Sandra Tenreiro, Investigadora Auxiliar na NMS|FCM-UNL;
- 2º Vogal Suplente - Otília Vieira. Professora Auxiliar na NMS|FCM-UNL.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados da avaliação serão enviados por correio eletrónico aos candidatos que apresentaram a candidatura dentro do prazo. Os candidatos serão também notificados por correio eletrónico de que, caso pretendam pronunciar-se na audiência prévia, devem apresentar os seus comentários por correio eletrónico no prazo de 10 dias úteis.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso está aberto de 13/03/2024 a 26/03/2024, sendo publicado em https://euraxess.ec.europa.eu/ e em https://www.nms.unl.pt/en-us/NMS/Join-NMS/Recruiting (versões em português e inglês neste sítio).
As candidaturas devem ser apresentadas por correio eletrónico, para rh.recrutamento@nms.unl.pt, mencionando a referência SAI/2024/03 no Assunto da mensagem.
As candidaturas são formalizadas através do envio de uma Carta de Motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, Certificado de Habilitações, comprovativo de inscrição em doutoramento ou em curso não conferente de grau académico ou declaração no CV ou na carta de motivação em como pretende ingressar em doutoramento ou curso não conferente de grau académico, e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
A FCM|NMS reserva-se o direito de não atribuir a bolsa proposta se os candidatos não cumprirem os requisitos indicados no presente edital.
Lisboa, 13 de março de 2024