Laboratório de Imunologia e Imunodeficiências Primárias

O Laboratório de Imunologia e Imunodeficiências Primárias @ NOVA Medical School nasceu da necessidade de dar respostas diferenciadas aos médicos que seguem doentes com patologias do foro imune. A nossa equipa está há mais de uma década envolvida na realização de exames e análises para o diagnóstico e seguimento destes doentes, para além de participar e estabelecer projetos de investigação que nos permitam aumentar o conhecimento nestas áreas, sempre tendo como objetivo o melhor acompanhamento dos doentes.

A nossa atividade abrange o estudo de doenças alérgicas e de doenças autoimunes, que são doenças prevalentes e com impacto na qualidade de vida. A compreensão dos mecanismos imunológicos subjacentes a estas doenças é fundamental para o estabelecimento de novos métodos laboratoriais que auxiliem no diagnóstico e prognóstico, bem como na monitorização da evolução das mesmas, mas também para o estudo da resposta a diferentes opções terapêuticas instituídas pelo médico assistente. 

Nas últimas décadas foram igualmente estudadas as Imunodeficiências Primárias (IDPs), que são um grupo heterogéneo de doenças hereditárias, nas quais existem defeitos no sistema imunitário. Podem apresentar diversas manifestações clínicas, mas estão frequentemente associadas à ocorrência de infeções graves desde a infância. O seu diagnóstico precoce, suportado pela utilização de ensaios laboratoriais avançados, permite a instituição de terapêuticas adequadas.

Dispomos, por isso, de tecnologia laboratorial diferenciada que assegura uma avaliação aprofundada do perfil imune dos doentes. Estudamos as células do sistema imunitário, o seu fenótipo e as suas funções, e avaliamos, em paralelo, biomarcadores de reconhecida e crescente importância, como anticorpos e citocinas inflamatórias, utilizando para isso diversos tipos de imunoensaios. Fomos pioneiros em Portugal na implementação das estratégias do consórcio europeu Euroflow para IDPs e os nossos serviços são suportados por programas de avaliação externa da qualidade.  

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira - das 8:30 às 18:00

Receção de amostras: 2ª a 5ª feira - das 8:30 às 17:00 e 6ª feiras das 8:30 às 13:00 

Telefone: 218803045 (ext 23412)

e-mail: imunologia@nms.unl.pt  

  • Numerário
  • Transferência Bancária

Laboratório de Imunologia e Imunodeficiências Primárias
NOVA Medical School – Edifício Sede
Campo dos Mártires da Pátria, 130
1169-056 Lisboa

Coordenador

Luis Miguel Borrego
Coordenador

Equipa

Catarina Gregório Martins
Hélio Crespo
Maria Teresa Lopes
Técnica Superior
Miguel Dias
Técnico Superior
Filomena Jorge
Secretariado