Rede Portuguesa de Biobancos reúne-se na NOVA Medical School

01-jul-2025

A NOVA Medical School, em colaboração com o projeto europeu Extracellular Vesicles in Clinical Applications (EVCA) e o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), acolheu recentemente o evento “Biobancos na Investigação em Saúde: Impulsionando a Inovação e o Impacto”.

Esta iniciativa teve como objetivo explorar o papel fundamental dos biobancos no avanço da investigação biomédica e clínica, abordando ao mesmo tempo os desafios atuais, oportunidades e soluções inovadoras.

Através de apresentações de especialistas e mesas-redondas com profissionais nacionais e internacionais, o evento abordou temas-chave como: 

- as complexidades éticas, legais e operacionais associadas aos biobancos;

- estratégias para aumentar o valor dos dados utilizando inteligência artificial e os princípios FAIR;

- o desenho e implementação de ensaios clínicos multicêntricos internacionais;

- e o envolvimento dos doentes na investigação clínica.

O evento proporcionou uma plataforma única para conectar investigadores biomédicos, clínicos, decisores políticos e parceiros da indústria – promovendo ainda mais o papel de Portugal na investigação biomédica e clínica internacional e reforçando o futuro da Biobanco.pt, a rede nacional de biobancos.

Realizado no dia 17 de junho de 2025, no Campus de Santana da NOVA Medical School em Lisboa, esta iniciativa integrou o EATRIS Spotlight Program 2025 – Portugal, que visa destacar as instituições membro da EATRIS por toda a Europa e reforçar o papel crescente de Portugal na investigação translacional global.

A NOVA Medical School expressa o seu sincero agradecimento a todos os participantes e instituições parceiras pelas suas valiosas contribuições e discussões envolventes. A sua presença foi essencial para fomentar um ambiente colaborativo que impulsiona avanços reais na investigação em saúde.

A NOVA Medical School agradece também a todos os distintos oradores provenientes da: NOVA Medical School, GIMM, Fundação Champalimaud, Católica Medical School, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), iLOF, Fraunhofer Portugal AICOS, NOVA Cru e ColabTrials em Portugal, e de Espanha: IDIBAPS, Instituto de Investigação do Hospital Vall d'Hebron e Instituto Valenciano de Oncologia.