Entre os dias 22 e 26 de julho de 2025, a NOVA Medical School foi palco do XXIX Simpósio Internacional de Ciências Morfológicas (ISMS 2025), um evento de prestígio internacional que reuniu 284 especialistas de todo o mundo para partilhar os mais recentes avanços nas áreas da Anatomia e restantes Ciências Morfológicas.
Foram 5 dias de evento, que contaram com 3 workshops/cursos em disseção cadavérica e técnicas de investigação em Anatomia promovidos pela indústria, 3 importantes reuniões administrativas da Federação Mundial de Anatomia (IFAA) do Comité Internacional de Ciências Morfológicas (ICSMS) e da Sociedade Anatómica Portuguesa, 16 simpósios temáticos, totalizando 53 apresentações orais, submissão de 263 abstracts, 8 sessões totalizando 103 de comunicações orais e 107 posters distribuídos por 6 sessões.
Salientam-se ainda do programa, eventos como o PEAP (IFAA Presidential Emergent Anatomists Program Workshop), o Forum ‘The Anatomical Fellowship: a New Approach to Training Much-Needed Anatomy’ e a ‘Meet the Editor Session’, onde os muitos participantes presentes questionavam um painel de editores de revistas da especialidade sobre questões relacionadas com a publicação de artigos científicos em Anatomia.
O evento culminou com a atribuição do Prémio de Excelência em Anatomia (Anatomist Excellence Award), atribuído ao Professor João Erse de Goyri O’Neill, em reconhecimento pelo seu notável contributo de uma vida dedicada às Ciências Morfológicas, com especial destaque para as relações promovidas com as Associações Anatómicas da América do Sul; e do Prémio Leonardo da Vinci (Leonardo da Vinci Award), atribuído ao Professor Diogo de Freitas Branco Pais, pelos serviços excecionais prestados ao desenvolvimento das relações internacionais entre instituições morfológicas e pela excelente organização do ISMS 2025.
O Professor da NOVA Medical School, Diogo Pais, foi ainda nomeado para dois cargos de elevada responsabilidade e prestígio internacional, enquanto Presidente do Comité Internacional de Ciências Morfológicas (ICSMS), para um mandato de 5 anos, e Presidente da Sociedade Anatómica Portuguesa, durante um mandato de 2 anos.
Estes reconhecimentos reforçam o papel central que a NOVA Medical School e os seus investigadores desempenham no panorama científico internacional e consolidam a imagem de Portugal como um polo de excelência na investigação em Ciências Morfológicas.
Para mais informações sobre o simpósio e os seus principais destaques, consulte o site oficial do evento: isms2025.org