NOVA Medical School leva literacia alimentar para 'fora de portas'

07-nov-2025

Nutricionistas e estudantes da NOVA Medical School estão a levar literacia alimentar 'fora de portas' através do projeto “Comer Bem, Ajuda a Crescer, uma iniciativa que nasce na freguesia da Ajuda, com o apoio da Novo Nordisk,  com o propósito de ajudar as crianças e as suas famílias a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, tornando-os parte do dia a dia de forma prática, divertida e acessível.

O projeto é desenvolvido no âmbito da plataforma internacional Cities for Better Health — que reúne mais de 50 cidades em todo o mundo — e conta com a participação da NOVA Medical School, entre outros parceiros locais e institucionais, como é o caso da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). Em conjunto, estas entidades procuram estimular e capacitar a comunidade para escolhas alimentares mais equilibradas e conscientes.

As atividades terão lugar aos fins de semana, até ao final de maio de 2026 no Mercado da Ajuda, onde nutricionistas e estudantes da NOVA Medical School dinamizam workshops de culinária saudável dedicados a temas como: ‘À Descoberta do Prato em T – Passos para uma Refeição Saudável’; ‘Lanches e Pequenos-Almoços que Fazem Bem – E Sabem Melhor!’, ‘Da Horta para a Mesa – Mais Hortícolas, Mais Sabor’ e ‘Cozinhar com Leguminosas – Fácil e Saboroso’,— momentos práticos que terminam sempre com uma degustação em família.

Paralelamente, o projeto chega também ao contexto real das compras, através de visitas de aconselhamento alimentar em supermercados locais, onde as famílias aprendem a ler e comparar rótulos, identificar açúcares, sal e gorduras, escolher alimentos sazonais e distinguir opções mais equilibradas e sustentáveis.

Este projeto é mais do que uma oficina de culinária saudável — é um espaço de partilha e capacitação das famílias da Ajuda para promover literacia alimentar desde a infância. É um orgulho para a NOVA Medical School integrar o consórcio Cities for Better Health e contribuir, a partir da comunidade, para um modelo inovador de promoção da saúde e da alimentação sustentável”, sublinha Marta Silvestre, Professora e Investigadora da NOVA Medical School.

O “Comer Bem, Ajuda a Crescer” atua em dois contextos complementares:

  • No contexto escolar, através da intervenção Heróis da Fruta®, promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que motiva as crianças a consumir fruta e hortícolas de forma divertida e educativa.
  • No contexto familiar, com atividades práticas que envolvem pais e filhos na preparação de refeições equilibradas e simples, reforçando o papel das crianças como agentes de mudança dentro das suas famílias.

Com esta participação, a NOVA Medical School reforça o seu compromisso com a promoção da saúde, da literacia alimentar e do bem-estar das comunidades, contribuindo para tornar a Ajuda uma comunidade onde comer saudável é mais fácil, acessível e atrativo.