Docente
Professor Catedrático
MD, PhD
Pedro Póvoa é Diretor e Professor Catedrático de Medicina e Medicina Intensiva na NOVA Medical School, e Coordenador da UCI4 do Hospital de São Francisco Xavier (ULSLO), em Lisboa, Portugal.
Com mais de 270 publicações indexadas, 44 capítulos de livros e 3 livros, o seu trabalho foi citado mais de 10.000 vezes, alcançando um índice h de 50 (Scopus, julho de 2025), e foi reconhecido entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo na área de Medicina Intensiva (Ioannidis, PLOS Biology, 2024).
Pedro Póvoa tem trabalhado em investigação clínica, principalmente em medicina intensiva, desde meados da década de 1990. A sua investigação atual centra-se em infeções graves, sépsis e biomarcadores, tendo o seu grupo publicado diversas revisões e trabalhos originais nestas áreas.
O seu trabalho em várias áreas da medicina intensiva — nomeadamente pneumonia adquirida na comunidade, pneumonia associada ao ventilador, infeções da corrente sanguínea, COVID-19, farmacocinética e farmacodinâmica (pk/pd), biomarcadores de infeção — tem sido reconhecido a nível mundial. Em 2003, demonstrou pela primeira vez que a cinética da proteína C reativa (PCR), nomeadamente as suas variações relativas, eram úteis no acompanhamento da evolução clínica. Introduziu também o conceito de padrões de resposta do rácio da PCR.
Como membro de conselhos científicos nacionais e internacionais (CEIC, FCT, ESICM), Pedro desempenhou funções de coordenação clínica e académica em Portugal, Dinamarca e Brasil.
Como Professor na NOVA Medical School, Pedro tem sido responsável por várias unidades curriculares, tendo participado, em 2011, na implementação do novo currículo e na criação de uma nova área de ensino em medicina de urgência e cuidados intensivos. Integra o Conselho Geral da Faculdade desde 2020 e o Conselho Científico desde 2021.
É Investigador Principal na NOVA Medical School do grupo de investigação “Desregulação Imunitária, Infeção e Resistência aos Antibióticos". Detém também, desde 2017, o cargo de Professor Adjunto no Center for Clinical Epidemiology and Research Unit of Clinical Epidemiology, do Hospital Universitário de Odense (OUH Odense University Hospital), em Odense, Dinamarca.