NMS RESEARCH

A NOVA Medical School (NMS) é uma Faculdade de Medicina e Ciências da Nutrição moderna e inovadora assente em três pilares: Educação, Investigação e Comunidade. O pilar de Investigação (NMS Research) visa o avanço da ciência translacional e da medicina, através de uma abordagem abrangente “desde a bancada de laboratório até ao doente e à população”, focada na descoberta e no desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e terapêutica, garantindo a implementação de estratégias eficazes para o tratamento e prevenção de doenças na comunidade.

A NMS Research está comprometida em estimular a investigação de excelência e novas descobertas em ciência – vacinas, ferramentas de literacia em saúde, biomarcadores – e em identificar oportunidades de transferência de tecnologia, de forma a promover o trabalho colaborativo entre a academia e outras instituições públicas e privadas.

O ambiente multi-institucional da NMS Research permite testar os resultados da investigação básica em ambientes clínicos, tornar as intervenções, comprovadamente eficientes e eficazes, em práticas padrão, melhorando assim modo como os novos tratamentos chegam aos doentes.

A NMS Research é constituída por quatro unidades de investigação financiadas pela FCT: CHRC, iNOVA4Health, ToxOmics e CINTESIS.

• O Comprehensive Health Research Center (CHRC) é um novo centro de investigação interdisciplinar e multi-institucional coordenado pela NMS e classificado como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem o objetivo de apoiar, desenvolver e promover investigação clínica, de saúde pública e de serviços de saúde. A sua missão a de é produzir evidência científica robusta para melhorar a prática clínica atual, as políticas de saúde e a organização dos serviços de saúde. A equipa de investigação atua em 5 linhas temáticas: I) Promoção da saúde; II) Estilos de vida em saúde; III) Doenças de elevada carga e mortalidade; IV) Políticas de saúde e investigação em serviços de saúde; e V) Inovação em saúde.
  • O iNOVA4Health também é classificado como excelente pela FCT. É uma unidade de I&D de medicina translacional que organiza os esforços de investigadores biomédicos envolvidos em i) compreensão biológica de doenças, compostos principais e pré-descoberta de biofármacos, ii) desenvolvimento pré-clínico e iii) estudos clínicos iniciais e primeiros ensaios clínicos em humanos. O iNOVA4Health está focado em três linhas temáticas para coordenar projetos em programas sinérgicos de investigação: I) Doenças Neurológicas e da Visão; II) Doenças Cardiometabólicas; e III) Cancro.
  • O ToxOmics é uma unidade de I&D coordenada pela NMS e classificada com “Bom” pela FCT. O ToxOmics reúne actividades de I&D interdisciplinares utilizando metodologias genómicas e pós-genómicas para estudar os aspetos moleculares, bioquímicos e celulares de doenças genéticas humanas e efeitos lesivos ambientais através de abordagens inter-relacionadas: avaliação da exposição, respostas biológicas e agentes lesivos do genoma e monitorização biológica; variabilidade na expressão génica e regulação no processo de doença e resposta terapêutica; avaliação e desenvolvimento de biomarcadores toxicogenómicos e toxicoproteómicos. A missão desta unidade de investigação situa-se na prevenção e susceptibilidade à doença e na formação avançada em toxicogenómica e saúde humana
  • Finalmente, o CINTESIS é uma unidade de investigação descentralizada e interdisciplinar, classificada com “Muito Bom” pela FCT. As 3 linhas temáticas propostas para o CINTESIS estão fortemente alinhadas com as grandes prioridades da investigação em saúde: I) Medicina Preventiva e Desafios Sociais; II) Investigação Clínica e Translacional; III) e os Dados em Saúde e as Ciências da Decisão e Tecnologias da Informação.

Além disso, as Unidades de Investigação acima referidas estão integradas em três Laboratórios Associados (LS4Future, REAL e RISE), com o objetivo de potenciar o trabalho colaborativo de investigação, dinamizar as carreiras dos investigadores e responder aos desafios do desenvolvimento sustentável de forma consciente e inovadora.

A NMS também é membro fundador de dois Laboratórios Colaborativos: Value4Health Colab – cujo objetivo é acelerar a reestruturação fundamental da prestação de cuidados de saúde para uma mudança de paradigma nos cuidados de saúde baseados em valor e capacitação do doente – e Colab Trials – que tem como objetivo explorar e otimizar a informação clínica para produzir e tornar os dados clínicos acessíveis em tempo real; aumentar o conhecimento e a experiência em metodologias inovadoras para o desenho de ensaios clínicos; capacitar profissionais de saúde na implementação de projetos de investigação; e aumentar a literacia da comunidade em investigação clínica.

VOH.CoLAB

O Value for Health CoLAB (VOH.CoLAB) é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada pela Universidade Nova de Lisboa, a Fraunhofer Portugal, a Vodafone Portugal e a CUF.

CoLAB TRIALS

O CoLAB TRIALS tem como missão, fomentar a inovação em investigação clínica em Portugal.

A NMS Research aborda – com o poder da ciência, capacidade de trabalho e abordagem colaborativa – os principais desafios da investigação atual em saúde a nível global, como a igualdade e equidade no acesso a serviços e cuidados de saúde, envelhecimento populacional, eHealth, métodos e sistemas para lidar com big data e informações biomédicas complexas, segurança e privacidade.

NMS Research: melhorar a Saúde hoje, para salvar Vidas amanhã.

Patrícia Calado
Subdiretora para a Investigação