Identificada nova molécula protagonista em doenças cardiovasculares

[Imagem da Capa do Journal Lipid Research - Edição de November 2023 que retrata as descobertas do artigo da equipa da NOVA Medical School - créditos: Journal Lipid Research]

 

Otília Vieira, professora e investigadora principal do grupo de investigação Lisossomas em Patologias Crónicas Humanas na NOVA Medical School, lidera a equipa multidisciplinar que publicou um artigo na revista internacional Journal Lipid Research que revela um novo protagonista no mundo das doenças cardiovasculares. 

 

A causa subjacente da maioria das doenças cardiovasculares é a aterosclerose, uma patologia inflamatória crónica progressiva caracterizada pela acumulação de lípidos na parede vascular. Impulsionada pela relação bem estabelecida na área entre a colesterol lipoproteína baixa densidade (colesterol LDL) e o risco de doenças cardiovasculares, Neuza Domingues, primeira autora do estudo, e colegas propuseram-se identificar os produtos finais da oxidação das LDL em doentes com doença cardiovascular e os seus efeitos na patogénese da aterosclerose.

Para tal, em colaboração com cardiologistas do Hospital Santa Cruz – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) e Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Universitario Lisboa Norte (CHULN), e uma empresa de lipidómica alemã, Lipotype GmbH, a equipa usou uma metologia de vanguarda - shotgun lipidomics - em tecidos de pacientes com doenças cardiovasculares para investigar os produtos da reação de oxidação dos ésteres no LDL. 

Como resultado, os investigadores identificaram uma nova família de lípidos oxidados conhecida como hemiésteres de colesterol (ChE), especificamente uma molécula prevalente denomidada hemiazelato de colesterol (ChA). A molécula ChA não só revelou ser suficiente para induzir a inflamação em célula humanas do sistema imunitário, em experiências em modelos celulares, e como num modelo de organismo vivo, experiências realizadas em peixe-zebra, revelaram a capacidade do ChA para desencadear inflamação, causar acumulação de lípidos nos vasos dos peixe-zebra, impactando a sua longevidade. 

Sobre este estudo, Otília Vieira salienta que “esta descoberta marca não só o primeiro estudo dedicado a hemiésteres na génese de aterosclerose, mas também representa um bom exemplo de investigação translacional”.  

A nova descoberta abre novas possíveis linhas de investigação e surgem perguntas sobre o valor preditivo e prognóstico dos ChEs em doenças cardiovasculares, o comportamento de outros membros da família ChE neste contexto, e o desenvolvimento de metodologias mais sensíveis para quantificar estas moléculas ChE no plasma humano. Assim sendo, num mundo onde as doenças cardiovasculares prevalecem como a principal causa de morte e incapacidade, esta investigação abre caminho para possíveis biomarcadores e alvos terapêuticos para este tipo de doenças.  

 

Este artigo foi selecionado para ilustrar a capa da edição de Novembro do Journal Lipid Research e foi destacado pela Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular (ASBMB - American Society for Biochemistry and Molecular Biology).

O artigo completo pode ser encontrado aqui.