Dia Mundial da Obesidade 2022

Hoje assinalamos o Dia Mundial da Obesidade unindo esforços com a Federação Mundial da Obesidade numa ação a nível global para aumentar a consciencialização sobre  sensibilizar a obesidade, melhorar a compreensão das suas causas e das ações necessárias para as combater.

Efemérides_Mar-06

A obesidade é um problema global e hoje em dia 800 milhões de  pessoas vivem com esta doença, havendo mais milhões em risco.

Sob o mote deste ano "Todos precisam de agir" para melhorar a compreensão, prevenção e tratamento da obesidade no mundo, partilhamos as mensagens de Sílvia Conde, investigadora principal do Laboratório Controlo Neuronal das Doenças Metabólicas: Estratégias Terapêuticas e de Maria Paula Macedo e Rita Oliveira, respetivamente investigadora principal e pós-doutorada do Laboratório de Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR).

Sabia ainda que o microbiota é um fator determinante para o desenvolvimento desta patologia que é a obesidade?

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, há 1,4 milhões de pessoas obesas em Portugal - o que faz de Portugal um dos países com maior taxa de obesidade na União Europeia.

A NOVA Medical School tem como missão a prestação de serviços de qualidade, que sejam capazes de contribuir de forma relevante para a melhoria dos cuidados de saúde. Dada a evidência científica, que nos diz que os hábitos alimentares inadequados são um dos principais determinantes da perda de anos de vida saudável, é fulcral consultar profissionais capazes de promover um padrão alimentar saudável, adaptado aos seus contextos clínicos.

Deixamos aqui uma reflexão da Conceição Calhau, Sub-diretora e Coordenadora da Área Académica Nutrição e Estilos de Vida:

Imagem_Prancheta 1

Nesta data, queremos relembrar que temos disponíveis consultas de nutrição e metabolismo.

Podemos trabalhar todos juntos para garantir vidas mais felizes, mais saudáveis e mais longas para todos.

Marcações para: nutriconsulta@nms.unl.pt

Sílvia Vilares Conde