100 ANOS SOBRE A "DESCOBERTA DA INSULINA"

Hoje é assinalado o centenário do dia em que foi pela primeira isolada a insulina.

100 anos Insulina

Investigações prévias feitas em 1889 por Oskar Minkowski e Joseph Von Mering verificaram a importância vital do pâncreas, cuja remoção em animais levava ao aparecimento de diabetes e depois a morte. Foi sugerida a existência de uma ou mais substâncias produzidas no pâncreas cuja remoção levavam à diabetes. Essa substância foi nomeada de insulina em 1910 por Sharpey-Shafer.

Mas foi só em 1921 que Frederick Banting e Charles Best, ajudados por John MacLeod e James Collip, isolaram a insulina e a aplicaram num jovem com diabetes, salvando-lhe a vida. Banting e MacLeod ganharam o prémio Nobel em 1923, partilhando-o com Best e Collip.

Em Portugal, foi Ernesto Roma, fundador da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal em 1926, que introduziu a insulina no nosso país.

Este contexto histórico foi mote de conversa entre Paula Macedo, professora da NOVA Medical School e da Universidade de Aveiro bem como investigadora principal no CEDOC no grupo MEDIR, Metabolic Disorders, e José Filipe Raposo, investigador clínico no mesmo grupo e Diretor Clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Podem ver este vídeo no nosso canal de YouTube e perceber o quão fundamental foi a descoberta da insulina para a medicina moderna e quais os desafios que a diabetes ainda proporciona: