Unidade de Cultura Celular

A Unidade de Cultura Celular do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) providencia uma diversidade de equipamentos e serviços para trabalho em cultura celular. 

Contribui diariamente para a melhoria da investigação e desenvolvimento científico de todas as áreas que envolvem trabalho em cultura celular tendo como principal objetivo providenciar infraestruturas adequadas e assistência em vários aspetos logísticos, de gestão e apoio técnico e científico. Assim, a Unidade permite que os utilizadores consigam realizar os seus trabalhos de forma autónoma e eficiente.

5 salas de cultura:

  • Edificio Cinzento  (3 Salas de Cultura) #2.10 – Culturas de linhas celulares comerciais, #3.11 – Células estaminais e Culturas primárias humanas comerciais e #3.14 - Vírus
  • Edificio Amarelo: #2.8 sala (Culturas primárias: humanas e animais)
  • Sala de Culturas de apoio ao Biotério: 1 Sala de Cultura

As Salas de cultura dispõem de diversas câmaras de fluxo laminar, assim como todo o material necessário para executar as experiências laboratoriais (incubadoras; centrífugas, microscópios de inversão). Além disso, dispõe de microscópios invertidos que são utilizados para pesquisa e suportam diferentes técnicas, como fluorescência e contraste de fase. E, um sistema de imagem digital, de luz transmitida e invertida para aplicações de cultura de células e tecidos e manutenção de células de rotina com sistema ótico de alta qualidade e definição

  • Os novos utilizadores deverão efetuar o registo online no sistema de marcações AGENDO Science e solicitar permissão antes de utilizarem qualquer equipamento da unidade de Cultura Celular pela primeira vez.
  • Após consentida a permissão, será realizada uma indução obrigatória, antes de permissão para utilizar as Salas de Culturas.
  • Utilizar um equipamento sem reserva prévia é proibido. O uso real dos equipamentos é regularmente verificado pela equipa da Unidade, através das entradas efetuadas no equipamento. 
  • Antes de utilizarem a Unidade de Cultura Celular, todos os novos utilizadores deverão rever atentamente todas as instruções e procedimentos de manutenção dos equipamentos, bem como todas as orientações de biossegurança, que se encontram disponíveis na rede interna do CEDOC.
  • Todas as regras apresentadas são de igual modo aplicadas a todos os utilizadores externos. A lista de preços para a utilização poderá ser consultada no site de marcação AGENDO
  • Deverá ser sempre reportada via email, para daniela.dias@nms.unl.pt, qualquer anomalia verificada em alguma das Salas de Cultura.
  • Deverão ser sempre apresentados os agradecimentos à Unidade de Cultura Celular em qualquer publicação científica ou apresentação oral na qual os dados foram gerados através do uso de um dos equipamentos presentes na Unidade, serviços disponibilizados pela mesma ou qualquer ajuda no planeamento das experiências, providenciada pela equipa de Cultura Celular.
  • Os agradecimentos são sempre úteis na obtenção de financiamento interno e externo que permita manter ou atualizar os instrumentos presentes nas nossas instalações ou para programas de desenvolvimento de carreira. A seguinte declaração poderá ser utilizada como exemplo de agradecimento à nossa Unidade: "A manutenção de cultura celular foi realizada na Unidade de Cultura Celular do CEDOC|NMS."

Coordenador Científico

Susana Nunes Silva

Coordenador Executivo

Daniela Dias
Executive Coordinator