Cultura Celular

A Unidade de Cultura Celular da NOVA Medical School providencia uma diversidade de equipamentos e serviços para trabalho em cultura celular.

Contribui diariamente para a melhoria da investigação e desenvolvimento científico de todas as áreas que envolvem trabalho em cultura celular tendo como principal objetivo providenciar infraestruturas adequadas e assistência em vários aspetos logísticos, de gestão e apoio técnico e científico. Assim, a Unidade permite que os utilizadores consigam realizar os seus trabalhos de forma autónoma e eficiente.

EQUIPAMENTOS

  • Sala dedicada ao cultivo de linhas celulares
    Esta sala está equipada com filtros HEPA, quatro câmaras de fluxo laminar e oito incubadoras, uma das quais está destinada à quarentena, garantindo o mais elevado nível de controlo de qualidade.
  • Sala dedicada ao cultivo de células primárias humanas e animais
    A organização do espaço e o equipamento especializado foram concebidos para minimizar qualquer risco de contaminação cruzada, permitindo aos investigadores trabalhar de forma eficiente e segura com células primárias.
  • Sala dedicada ao cultivo de células estaminais e de células primárias humanas certificadas
    Um dos destaques desta sala é o Sistema de Transfecção Neon, que oferece elevada precisão na transfecção de ADN, ARN ou CRISPR/Cas9 em células de difícil manipulação. É nesta sala que são estudados os organoides, proporcionando possibilidades avançadas para a investigação de modelos celulares complexos.
  • Sala exclusivamente dedicada ao trabalho com vírus
    Esta sala foi concebida para proporcionar um ambiente controlado e seguro, estando equipada com todas as ferramentas necessárias para a manipulação segura de vírus.

 

SERVIÇOS

  • Desenvolvimento e validação de modelos 3D avançados (organóides e tumoroides) para descoberta e validação de biomarcadores
    A Unidade de Cultura Celular funciona como uma «Unidade de Modelos 3D In Vitro» para organóides derivados de culturas primárias de células animais, para organóides e tumoroides de culturas primárias de células humanas e para organóides diferenciados a partir de células estaminais pluripotentes induzidas humanas (células iPS). Esses modelos oferecem um ambiente mais relevante fisiologicamente do que as culturas 2D tradicionais e são cruciais para identificar e validar biomarcadores associados a fatores ambientais e respostas imunitárias. A Unidade de Cultura Celular já desenvolveu modelos 3D de pele para melanoma e modelos de retina para retinopatia diabética, ambos com alto potencial translacional.
  • Serviços personalizados de bioimpressão 3D para modelos de doenças
    A integração de uma bioimpressora na Unidade de Cultura Celular permite a criação de modelos de tecidos 3D mais complexos e reproduzíveis, incluindo plataformas de um ou vários órgãos-em-chip. Este serviço contempla o design e a bioimpressão de arquiteturas de tecidos específicos, permitindo a investigação de interações complexas entre fatores ambientais e a saúde humana, bem como a descoberta inovadora de biomarcadores relevantes.
  • Validação pré-clínica de biomarcadores em modelos 3D em conformidade com a regulamentação
    Através do HubP2C, que visa acelerar o amadurecimento tecnológico até à fase TRL 5-6 e está fortemente comprometido com a qualidade e a conformidade regulatória, implementamos as melhores práticas no que respeita a serviços de validação de biomarcadores usando modelos 3D altamente inovadores. Sob rigorosos padrões de qualidade e regulatórios preenchemos a lacuna entre a investigação básica e a aplicação clínica.

A Unidade de Cultura Celular disponibiliza ainda formação e consultadoria a todos os utilizadores.

CTLS - Core Technologies for Life Sciences

Gestor da Unidade

Wilma Sobral
Gestora da Unidade de Cultura Celular

Equipa

Marta Magalhães
Técnica de Cultura Celular