Abriu ao público a Exposição "Os grandes males e os grandes remédios, o livro impresso antigo da NMS"

Até 31 de março visite a Exposição e descubra mais sobre o livro impresso antigo da Biblioteca da NOVA Medical School

27-fev-2023

A coleção de Livro Antigo Impresso da Biblioteca da NOVA Medical School é composta por 352 obras, em 376 volumes. Trata-se de um conjunto de obras com diferentes proveniências, uma vez que a sua entrada na instituição se formalizou, na grande maioria, através de doações de particulares que integram as coleções especiais da Biblioteca.

A obra mais antiga é do século XVII (1690), 18 são do século XVIII e 333 foram impressas no século XIX. Algumas possuem carimbos, assinaturas, dedicatórias e notas manuscritas.

Do total das 352 obras, 48 são publicações portuguesas, porém a maioria dos livros são edições francesas (280). As restantes são em inglês (19), latim (2), castelhano (2) e alemão (1). 139 têm ilustrações, na maioria, a preto sendo poucas as que apresentam ilustrações coloridas.

Sendo a Medicina a principal temática, é possível destacar as áreas da Prática da Medicina, Patologia, História da Medicina, Fisiologia, Histologia, Microscopia, Sistema Nervoso, Anatomia e Cirurgia. Porém, há também livros de botânica ou zoologia.

O estado de conservação da maior parte dos livros é bastante bom e quase todas as obras apresentam a sua encadernação original, o que não só protege o texto, mas também lhes confere valor, pela sua riqueza e detalhe.