Especialistas nacionais e internacionais em vesículas extracelulares reunidos na NMS

03-jul-2023

Entre 22 e 23 de junho, a NOVA Medical School acolheu 140 investigadores nacionais e internacionais no 2º encontro da Rede Nacional de Vesículas Extracelulares para discutir os seus trabalhos nesta área científica.

Durante o encontro foram discutidos os últimos avanços nesta área, especificamente na sua interface com o cancro, infeção e imunidade, regeneração de tecidos e degeneração e neurobiologia e doenças metabólicas.

O programa contou com apresentações de vários investigadores conceituados nesta área, entre eles Carmen Fernandez-Becerra (Barcelona Institute for Global Health, Institute for Health Science Research Germans Trias i Pujol) e Juan Falcón (CIC bioGUNE), e ainda Graça Raposo e Bruno Costa Silva, respetivamente dodo Institut Curie e da Fundação Champalimaud, que apresentaram as duas sessões plenárias.

Para Rune Matthiesen, investigador principal da NMS e um dos organizadores deste encontro,  esta conferência reveste-se de maior significado por "ter sido um encontro conjunto entre o PNEV e o projeto twinning EVCA, que reuniu investigadores e estudantes na área das vesículas extracelulares (VEs) na saúde e na doença." Paulo Pereira, também investigador principal da NMS e organizador deste encontro, explica que “as sinergias são o caminho a seguir para ter um grande impacto em qualquer área. A união do projeto EVCA com o PNEV para organizar este encontro teve um grande impacto na comunidade, o que pode ser confirmado pela sucesso de inscrições e participação de 140 cientistas.”

O projeto europeu Twinning EVCA - Centro de Excelência em Diagnóstico e Terapêutica Avançada baseada em Vesículas Extracelulares, liderado pela NMS, pretende promover e reforçar a área de investigação em diagnóstico e terapias avançadas baseadas em VEs. O projeto EVCA, liderado pelos investigadores da NMS Rune Matthiesen e Paulo Pereira, está a ser desenvolvido em parceria com o Institut Curie (IC), em França, e o Center for Cooperative Research in Biosciences (CICbioGUNE), em Espanha. Para Judite Costa, gestora deste projeto europeu, “o 2nd PNEV Meeting, co-organizado pelo EVCA, cumpriu os objetivos a que nos proposemos de promover a transferência de conhecimento nesta área e aumentar a visibilidade internacional da NMS e Universidade NOVA de Lisboa. Para além disso, foi verdadeiramente inspirador ver o auditório totalmente cheio com uma comunidade interessada e vibrante.”

A organização deste encontro foi partilhada entre a NOVA Medical School e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT).

 

Detalhes do evento e programa aqui.