100% integração dos alunos candidatos nos PIATI'2023

19-set-2023

A edição 2023 do Programa de Integração de Alunos em Trabalhos de Investigação (PIATI) recebeu um total de 11 candidaturas de alunos pré-graduados da NMS, que irão realizar estágios em investigação fundamental, translacional clínica e em escrita de artigos.

Sob a coordenação de Duarte Claro, aluno do Mestrado Integrado em Medicina e membro da AENMS, dos 11 estágios a realizar nesta edição, 6 decorrerão na NMS e 5 em instituições parceiras (4 na CUF e 1 no Hospital da Luz).

Os estágios, que tiveram início em maio deste ano, são bastante diversificados e os que decorrem com investigadores da NMS espelham a variedade de investigação científica desenvolvida na nossa Escola. Podem ser todos consultados abaixo:

• NMS:

- Patient Innovation

- Corpo carotídeo, o nosso mini-cérebro da periferia

- Reguladores neuronais da via de sinalização das relaxinas

- Desenvolvimento do cérebro – descobrir novas funções de células estaminais com Drosophila

- Identificação de metabolitos de polifenóis com potencial para a doença de Parkinson

- Estudo da disfunção lisossomal causada por lípidos oxidados presentes no plasma de doentes com doença cardiovascular

• CUF:

- Hipósmia pós COVID

- Validação de protocolo de abstinência de vasoconstritor nasal em contexto de abuso não terapêutico

- Avaliação do linfedema nos procedimentos axilares do cancro da mama

- Efeito do ritmo circadiano na administração de IT nos doentes com cancro do pulmão

• Hospital da Luz:

- Investigação clínica em internamento de Medicina Interna / Serviço de Urgência

Duarte Claro explica que organizar estes estágios “é simultaneamente muito exigente e muito gratificante. Esforçamo-nos para o envolvimento dos investigadores da Faculdade, quer em ambiente laboratorial quer hospitalar, que vá ao encontro do que os alunos procuram.” Adianta, com orgulho, que “8 dos alunos escolheram estágios da NMS como a sua primeira opção”.

Este ano, e pela primeira vez, as candidaturas aos PIATI decorreram após o evento “Investigação, Sim ou Não?”, que juntou alunos do mestrado em medicina e da licenciatura em nutrição com a comunidade de investigadores, e onde foram também apresentados alguns dos estágios propostos para esta edição.

O PIATI - Programa de Integração de Alunos em Trabalhos de Investigação - é uma iniciativa da AENMS (Associação de Estudantes da NMS) que decorre desde 2011 com o objetivo principal de envolver alunos de licenciatura da NMS em projetos de investigação científica.

[Hugo Morais - aluno NMS e estagiário PIATI '2023 - e Maria João Jacinto - Diretora Executiva do Patient Innovation]