Projeto Europeu PAS GRAS tem a sua kick-off meeting

11-jul-2023

O projeto Horizon Europe, liderado pela Universidade de Coimbra e forte participação da NMS, teve a sua reunião de arranque nos dias 29 e 30 de junho.

O projeto "PAS GRAS: demystifying the metabolic, environmental and behavioral determinants of obesity in children, adolescents and young adults" teve a sua reunião de arranque em Coimbra, com todos os seus parceiros presentes, incluindo investigadores da NOVA Medical School a apresentarem o seu papel neste projeto internacional.

Tanto Sílvia Conde como Maria Paula Macedo, investigadoras principais na NMS, deram palestras sobre como a sua investigação beneficiará este projeto inovador envolvendo a obesidade em jovens. Outros membros do laboratório, as investigadoras pós-doutoradas Joana Sacramento e Maria João Meneses, também estiveram presentes no Colégio da Trindade para testemunhar o primeiro evento deste ambicioso projeto europeu.

O projeto PAS GRAS é liderado por Paulo Oliveira do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e, além da NMS, inclui os seguintes parceiros:

• NOVA School of Science and Technology, Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA, Portugal)
  • Associação de Ginástica do Centro (Portugal)
  • Associação Protectora Dos Diabéticos De Portugal (Portugal)
  • Consiglio Nazionale Delle Ricerche (Italy)
  • European Society for Clinical Investigation (Netherlands)
  • Fundación EURECAT (Spain)
  • Instituto Pedro Nunes (Portugal)
  • Instituto Politécnico De Viana De Castelo (Portugal)
  • Instytut Biologii Doswiadczalnej Im. M. Nenckiego (Poland)
  • King's College London (United Kingdom)
  • Martin-Luther-Universitat Halle-Wittenberg (Germany)
  • Mediagnost (Germany)
  • Technische Universität München (Germany)
  • Universita Degli Studi Di Bari Aldo Moro (Italy)
  • Uppsala Universitet (Sweden)
Saiba mais sobre a contribuição da NMS para este projeto aqui e leia o artigo de notícias no site da Universidade de Coimbra aqui.
Sílvia Vilares Conde
Principal Investigator