NOVA Medical School realiza workshops com robot de ecografia à distância

A NOVA Medical School realizou dois workshops de demonstração com um robot que permite a ecografia à distância, no Hospital Francisco Xavier e no Hospital São José, que integram o Centro Clínico Académico de Lisboa. 

Esta iniciativa faz parte da estratégia de Investigação e Inovação da NOVA Medical School, onde a robótica emerge como área diferenciadora nos cuidados de saúde. A ação foi coordenada pelos Professores Pedro Póvoa, Luís Bento e David Nora, incluiu profissionais de saúde e internos da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de São Francisco Xavier e da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São José.  

Desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), o robot de ecografia à distância está em fase de desenvolvimento tecnológico para explorar as suas mais-valias em termos de prestação de cuidados de saúde e formação de profissionais de saúde.

A experimentação do robot é um dos objetivos do projeto TrainR4U, um consórcio internacional liderado pelo Instituto Pedro Nunes e cofinanciado pelo EIT Health.