1º Encontro Regional dos Centros de Referência

17-jan-2024

Decorreu no dia 17 de janeiro de 2024, no Auditório Manuel Machado Macedo da NOVA Medical School, o 1.º Encontro Regional dos Centros de Referência. Esta reunião, promovida pela Comissão Nacional para os Centros de Referência, reuniu presencialmente cerca de 60 médicos, representantes das coordenações destes centros de referência, para refletirem sobre a ação que os Centros de Referência têm vindo a desenvolver.

Nas palavras do Presidente da Comissão, Professor Eduardo Barroso, um dos objetivos do encontro foi analisar a forma como os Centros de Referência do sul estão a cumprir a sua missão, uma vez que foram criados em 2016 e irão, num futuro breve, começar a ser auditados. A criação dos Centros de Referência tem permitido diagnosticar e tratar convenientemente doentes com determinadas patologias mais complexas e exigências de tratamento mais rígidos.

As Doutoras Carla Pereira e Paula Alves, membros da Comissão, coordenaram a parte da reunião dedicada à discussão e reflexão da ação dos Centros de Referência, na qual foi dada a palavra a todos os coordenadores presentes para partilharem, quer as dificuldades sentidas na manutenção dos centros de referência, quer as mais valias da existência dos mesmos.

Na segunda parte da sessão, o Professor Eduardo Costa, também membro da Comissão e docente na Nova SBE, teve oportunidade de apresentar os resultados do inquérito realizado a 112 Centros de Referência sobre métricas dos respetivos funcionamentos, a que se seguiu um período de saudável debate, moderado pela Professora Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School e igualmente membro da Comissão. Deste debate surgiram sugestões de trabalho futuro com vista à continuidade de concretização dos objetivos destes Centros de Referência, ou seja, para “melhorar a capacidade diagnóstica e de tratamento das várias patologias médicas e cirúrgicas, de agregar capacidade de resposta sinérgica em torno de entidades nosológicas com afinidades nas suas manifestações, de maximizar potencial inovador das ciências médicas e das tecnologias da saúde, conduzindo investigação científica de impacto internacional, de disponibilizar cuidados de saúde de elevada especialização, traduzidos em melhorias significativas na sua qualidade, custo, efetividade e segurança, acessíveis aos doentes cuja condição clínica exija uma concentração especial de conhecimentos médicos altamente diferenciados. Ao mesmo tempo espera-se que contribuam para acelerar a disseminação de boas práticas e, ainda, para a reforma estrutural do setor hospitalar.” (Despacho n.º 5969/2023-DR.n.º102, de 26.05.23)

A atual Comissão Nacional para os Centros de Referência integra os seguintes membros:
Professor Doutor Eduardo Barroso, presidente
Professor Doutor Joaquim Murta, vice-presidente