Docente
Professor Auxiliar com Agregação
Investigador Principal
Otília Vieira concluiu o seu doutoramento sobre prevenção da aterosclerose sob a orientação do Prof. Robert Salvayre (Univ. Paul Sabatier, França) e da Prof. Leonor Almeida (Univ. de Coimbra, Portugal). Em seguida, prosseguiu a sua formação pós-doutoral no estrangeiro, investigando primeiro as interações hospedeiro-patógeno com o Prof. Sergio Grinstein na Universidade de Toronto, Canadá, e posteriormente estudando a triagem da rede Trans-Golgi em células polarizadas com o Prof. Kai Simons no Instituto Max Planck, Dresden, Alemanha.
Em 2006, regressou a Portugal para criar um grupo de investigação independente no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, onde o seu trabalho se centrou na selagem da membrana plasmática mediada por lisossomas, na infeção por Mycobacterium tuberculosis e no desenvolvimento de surfactantes como microbicidas tópicos. Em 2014, recebeu a bolsa de investigação da FCT (nível Consolidator) e ingressou na NOVA Medical School, em Lisboa. Atualmente, é professora assistente, investigadora principal do grupo «Lysosomes and Disease» e possui um grau de habilitação. A sua investigação visa desvendar os mecanismos celulares e moleculares subjacentes à aterosclerose e traduzir esses conhecimentos em ferramentas preditivas e novas terapias para doenças cardiovasculares, liderando uma equipa multidisciplinar de cardiologistas, biólogos celulares e químicos biofísicos.
É autora de 51 artigos revistos por pares, incluindo publicações como primeira, última e autora correspondente em revistas como PNAS, Nature Cell Biology e Journal of Cell Biology. O seu trabalho foi citado mais de 6000 vezes (índice h 32), colocando-a entre os 2% dos investigadores mais citados do mundo. Supervisionou nove pós-doutorandos, nove estudantes de doutoramento e três estudantes de mestrado, garantiu mais de 2 milhões de euros em financiamento competitivo, coordena colaborações internacionais e é editora da Scientific Reports e editora associada da Frontiers in Cell and Developmental Biology. Também detém uma patente internacional provisória.