hat | Health and Tourism

O NEST HaT: Health and Tourism Lab @ NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa, pilar fundacional da Cátedra de Saúde e Turismo surge de uma parceria da unidade de medicina exponencial (u. me) da NMS com a Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo (NEST).

O NEST HaT Lab @ NMS apresenta um perfil interdisciplinar, colaborativo, equitativo e plural, promovendo a qualificação da oferta turística pela Saúde - processo de optimização para a Saúde e qualificação do destino - elemento fulcral para um posicionamento e reafirmação “pós-crise” da imagem positiva de segurança e qualidade de Portugal, capitalizando uma oportunidade que se antecipa no desvio dos fluxos de procura. A criação de um clima de confiança entre visitantes, os residentes das comunidades locais e as empresas prestadoras de serviços turísticos será um fator determinante na recuperação do setor e para isso urge que sejam desenvolvidos esforços e adotadas estratégias baseadas na evidência mas também que surjam novas soluções de base sustentável que possibilitem a recuperação da perceção de segurança e qualidade do destino turístico Portugal. Perante o forte impacto negativo a que o setor está sujeito, os desafios impostos constituem uma oportunidade para a recuperação com um foco primordial na retoma da atividade de uma forma ainda mais forte e sustentável, para comunidades mais Resilientes. O conceito de destino S3: Seguro, Saudável e Sustentável será fundamental.

O que poderia ser considerado uma "mais valia” tornou-se uma “necessidade" e o “futuro” tornou-se “presente”. Um presente pautado pela procura endoestésica do bem-estar para a almejada saúde do indivíduo e comunidade - o NEST HaT Lab @ NOVA Medical School vem também responder a uma necessidade e imperativo social, enquanto denominador comum e agregador de qualquer programa “turístico” - isto é, a procura do “bem-estar” é intrínseca a qualquer experiência turística de forma independente da motivação basal da “viagem”. A presença deste tipo de racional será uma nova realidade “obrigatória” em qualquer experiência turística, porque inerente ao próprio conceito de turismo. As exigências dos novos consumidores são cada vez mais elevadas.

O Turismo assume paralelamente um papel central no suporte e promoção de um estilo de vida saudável, tornando os distintos stakeholders deste ecossistema em importantes agentes da Saúde individual e comunitária, contribuindo de forma central para o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade.

O NEST HaT Lab: NEST Health and Tourism Lab @ NOVA Medical School é não só inovador relativamente aos processos tradicionais, como portador de uma nova eficácia - visando o desenvolvimento de experiências turísticas personalizadas, adequadas individualmente (com escala) às características idiossincráticas de cada turista (“Saúde” como domínio de potenciação e inovação). Esta capacidade de adaptação dinâmica ao utilizador individual é crítica num mercado pautado pela liberdade de escolha do turista.

O NEST HaT Lab @ NOVA Medical School atuará então como um centro de inteligência colaborativa que alia a excelência do conhecimento e a investigação científica, visando a subsequente experimentação e agilidade operacional próprias de uma unidade de inovação disruptiva, promovendo a criação e a transferência de know-how e valor acrescentado nas áreas da saúde e turismo, com disseminação da Inovação pela sociedade e cadeia de valor do Turismo e Saúde. Propõe-se acessoriamente o NEST HaT Lab: NEST Health and Tourism Lab @ NOVA Medical School:

  • Contribuir para a cooperação entre os setores do turismo e da saúde, alinhando as necessidades e favorecendo o desenvolvimento de soluções baseadas na evidência, mas dando cabal resposta a tendências emergentes;
  • Servir de suporte às tomadas de decisão pelos responsáveis por este ecossistema;
  • Alavancar oportunidades com suporte na transição para a economia digital
  • Apoiar o desenvolvimento da investigação em locais físicos diversos, a formação de recursos humanos, bem como a participação em ações de cooperação internacional nos vários domínios que integram os destinos inteligentes;
  • Atuar de forma colaborativa com base no compromisso e na articulação com entidades púbicas e privadas, startups, centros tecnológicos e universidades de forma a otimizar as capacidades existentes no território e, conjuntamente, oferecer uma proposta científico-tecnológica integral e de excelência que impulsione a evolução da economia, incrementando o seu valor acrescentado.

O NEST HaT Lab @ NOVA Medical School espelha assim uma articulação sinérgica, na dimensionalidade do Turismo, de três domínios fulcrais: Saúde, Sustentabilidade e Transformação Digital, para Comunidades mais Resilientes.

O NEST HaT Lab @ NOVA Medical School permitirá um inovador diálogo e práticas partilhadas entre os verticais da Saúde, Turismo e Tecnologias de Informação, com contributos trilaterais, para um claro benefício do Turista e do País.

O NEST HaT Lab @ NOVA Medical School, efetivará o seu adequado funcionamento através do desenvolvimento de três sedes de atuação:

  • Conhecimento - um centro de inteligência colaborativa que servirá de apoio às decisões na criação de ferramentas e soluções relevantes para os setores da Saúde e Turismo;
  • Inovação – living lab, uma estrutura (entenda-se que pode ser física ou digital, mediante a tipologia de projeto) para testes de inovação em Saúde e Turismo, em ambiente real, para investigação aplicada e desenvolvimento de soluções. Estes projetos ou experiências suportadas pela evidência médica, terão uma base de informação através da geração de dados, e a aprendizagem sob a qual se incorre tornar-se-á conhecimento disponível para a indústria por meio de relatórios ou insights elaborados por esta unidade de inteligência estratégica;
  • Comunidade - envolvimento do utilizador, do Turista e Cidadãos locais e dos Provedores Turísticos na co-criação das soluções desenvolvidas;

Os resultados práticos desta parceria são já visíveis, nomeadamente através da colaboração deste grupo de trabalho, com o programa Clean & Safe do Turismo de Portugal. Os Investigadores da u. me: unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School, auxiliam, desde o primeiro trimestre de 2021, a brilhante equipa do Turismo de Portugal, na adequação do selo Clean & Safe à constante evolução da realidade pandémica, com criação de Guias Técnicos de Suporte, para as diferentes tipologias turísticas alvo desta iniciativa de certificação.

Este centro de inteligência colaborativa esteve igualmente envolvido no suporte da decisão de diferentes atores deste ecossistema, com realização de diversas ações, como webinars, painel de especialistas, sessões de brainstorming (públicas ou sub rosa), relatórios técnicos, entre outros.

Jaime da Cunha Branco
Leonor Picão
Luís Araújo
Marta Salvador
Ricardo Leitão
Roberto Antunes

 

Email: hat.u.me@nms.unl.pt