heals | Healthy Living Systems

O objetivo é o da materialização e acesso a espaços públicos e privados que suportem a qualidade de vida e promovam a saúde dos seus ocupantes, plasmando uma Cátedra - Cátedra VICTORIA Seguros em Edificação Saudável e seus Living Labs associados.

O nosso ambiente construído/ edificado pode ser um importante promotor de saúde, verificando-se um interesse e procura crescentes por soluções “saudáveis” e de “bem-estar” como parte de uma estratégia sustentável, com enfoque em edifícios que otimizam a funcionalidade e saúde dos seus ocupantes por meio de um design direcionado, rigorosos requisitos técnicos, protocolos de gestão-manutenção/ facility management e cuidadosas políticas de utilização do espaço.

Promovemos assim a adoção com escala de estratégias de promoção da saúde (incluindo a assimilação de práxis ambientalmente responsáveis e eficiência de recursos - os critérios “eco” nomeadamente de eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos e educação ambiental são parte integrante desta análise), que se tornaram cada vez mais importantes para os responsáveis pelos de "espaços de vivência”.

A recente atenção em torno das alterações climáticas, ecologia e ambiente e suas implicações na Vida Humana, foi um importante fast track para a assimilação do papel fulcral desta investigação na Saúde Pública, sendo de suma importância no suporte de um programa de Sustentabilidade.

A atual pandemia COVID-19, a nível global, revelou a enorme relevância desta linha de atuação, que ganhou redobrado sentido e racional de urgência.

Falamos assim de Sustentabilidade Humana e não somente ambiental.

O tecido edificado, enquanto sistema em contínua interação com os seus ocupantes, assume assim um papel central no suporte e promoção de um estilo de vida saudável, tornando os distintos stakeholders deste ecossistema em importantes agentes da Saúde individual e comunitária, contribuindo de forma central para o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade.

A Edificação Saudável denota igualmente o caráter integrado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas que visam facilitar a assimilação de políticas de promoção de saúde nos distintos setores, contribuindo acessoriamente, pela intervenção positiva sobre os designados determinantes sociais da Saúde, para o combate à iniquidade em Saúde. A Edificação Saudável espelha assim a promoção da equidade em saúde e da Inclusão social, enquanto responsabilidade comum, que exige o envolvimento de todos os setores governamentais, de todos os quadrantes da sociedade e de todos os atores da comunidade, numa ação global de “todos pela equidade” e “saúde para todos”. Neste sentido, as estratégias de Edificação Saudável evidenciam que sob um racional de usufruto do mais alto nível de saúde que se possa atingir, as desigualdades existentes em cada País são política, económica e socialmente inaceitáveis, sendo a implementação desta resposta multi-disciplinar, fundamental para melhoria da qualidade de vida e bem-estar de todos e um vetor de qualificação de uma política de desenvolvimento sustentável, paz e segurança.

Neste âmbito foram desenvolvidas diversas ações de Ensino, Investigação e Serviço à comunidade, incluindo a certificação co/vida20 by NOVA Medical School.

co/vida20 by NOVA Medical School foi assim um programa de qualificação do Edificado, de suporte e informação, auxiliando o(s) gestor(es) de um determinado edifício (residencial e de escritórios) no desenvolvimento e operacionalização do seu Plano de Contingência customizado ante a pandemia COVID-19, traduzindo no seu contexto e apropriação do espaço as orientações e normas da Direção Geral da Saúde (DGS) e Autoridades de Saúde. O plasmar destes planos suscitou inúmeras questões/dúvidas locais e competiu à NOVA Medical School, no âmbito desta iniciativa, auxiliar na sua clarificação, com informação acreditada de qualidade baseada na evidência biomédica, existindo assim não só um apoio direto ao desenvolvimento de um plano de contingência interno (com certificado co/vida20 by NOVA Medical School), mas também o seu contínuo suporte (linha de suporte continuado e atualização de orientações). No âmbito co/vida20 by NOVA Medical School, foram ainda realizados webinars com um painel de especialistas do universo da NOVA, clarificando todas as questões dos Residentes/ Ocupantes desses Edifícios concernentes à pandemia COVID-19. Foram igualmente disponibilizados aos Residentes/ Ocupantes desses Edifícios os serviços laboratoriais de Biologia e Medicina Molecular da NOVA Medical School.

A qualificação para a Saúde do Edificado, aplicável quer a estruturas legado quer a novas construções, denota, uma vez mais, a relação direta entre estratégias baseadas na evidência biomédica e suas consequências económicas. Estes sistemas de qualificação, adaptados às idiossincrasias do território nacional, contexto social, perfil populacional e objetivos de Saúde Pública em Portugal, permitirão igualmente um efeito de arrastamento nos verticais participantes, nomeadamente na indústria dos materiais (pré e de construção), no ecossistema dos Sensores & IOT, Edifícios Inteligentes e Infraestrutura Tecnológica, com significativos avanços de conhecimentos na Engenharia Civil, Sustentabilidade & Engenharia Ambiental, Facility Management & Engenharia de Sistemas, importantes domínios de especialização de Portugal e exportação de bens e serviços. Promoverá igualmente o recuperar de um propósito social da Arquitetura, muito alinhado com a excelência da Escola Portuguesa de Arquitetura, contribuindo acessoriamente para o avançar de sub-áreas de investigação como a gestalt, as teorias semióticas em arquitetura, a noção de “estética” ou mesmo o conceito de uma “psicologia em e da Arquitetura”.

Living Lab APPII SI: Health and Real Estate powered by VICTORIA Seguros @ NOVA Medical School - Organic Structure:

Jaime da Cunha Branco
Carlos Suárez
Hugo Santos Ferreira
Susana Pascoal
Ricardo Leitão

Living Lab Cascais SeU: Health and Urbanism @ NOVA Medical School - Organic Structure:

Jaime da Cunha Branco
Carlos Carreiras
Carla Nunes Semedo
Vera Brito
Ricardo Leitão

 

Email: heals.u.me@nms.unl.pt