A NOVA Medical School e a Universidade do Mindelo (UM), em Cabo Verde, celebraram recentemente um protocolo de cooperação com o objetivo de fortalecer os laços académicos, científicos e clínicos entre ambas as instituições.
O protocolo, de caráter plurianual, visa fomentar a partilha de conhecimento, o desenvolvimento de projetos conjuntos, a mobilidade académica e a formação prática de estudantes e docentes nas áreas das ciências médicas e da saúde. A Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da UM será uma das grandes beneficiadas desta colaboração, especialmente através do reforço das atividades de estágio, formação clínica e investigação aplicada.
Como atividade preparatória à assinatura do protocolo, a professora e investigadora na NOVA Medical School, Sandra Tenreiro, visitou, no passado mês de março, a Universidade do Mindelo, onde teve a oportunidade de conhecer a estrutura e o potencial do Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão - unidade de apoio essencial à formação prática e à prestação de cuidados em saúde da visão. A Professora foi acompanhada ao longo da visita pelo Coordenador Científico e Pedagógico da Licenciatura em Ortópica e Ciências da Visão, Manuel de Oliveira, tendo sido recebida pelo Magnífico Reitor da UM, Albertino Graça.
Durante a sua estadia, Sandra Tenreiro visitou ainda o Hospital Batista de Sousa, o Serviço de Oftalmologia, a Delegacia de Saúde e dois Centros de Saúde da cidade do Mindelo, para se inteirar da realidade local na área da saúde, com especial enfoque na saúde visual.
Prevê-se que, no âmbito desta cooperação, o Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão venha a afirmar-se como um centro de excelência na prestação de cuidados de saúde da visão à comunidade, bem como um polo de investigação científica em saúde ocular.