O Professor Catedrático Hugo Pinto Marques, Diretor do Centro Hepatobiliopancreático e da Transplantação da Unidade Local de Saúde São José, liderou o primeiro transplante hepático de dador vivo totalmente robótico realizado em Portugal — um feito inédito a nível nacional e apenas o segundo na Europa.
A cirurgia, realizada no Hospital Curry Cabral (ULS São José), envolveu duas equipas a operar em simultâneo com dois robôs cirúrgicos, permitindo uma abordagem minimamente invasiva que assegurou maior segurança e uma recuperação rápida para a dadora e para a recetora.
Segundo o Professor Hugo Pinto Marques, este procedimento "é um marco que demonstra o potencial da cirurgia robótica para melhorar os resultados clínicos e a recuperação dos doentes no Serviço Nacional de Saúde".
A NOVA Medical School congratula o Professor Hugo Pinto Marques e toda a equipa por este feito extraordinário.
Saiba mais aqui.