Exposição “Mily Possoz. Uma Poética do Espaço” inaugura núcleo na NOVA Medical School

28-nov-2025

A NOVA Medical School – Advanced Health Education | Health Campus, em Carcavelos, recebeu, no dia 23 de outubro, a inauguração do terceiro núcleo da exposição “Mily Possoz. Uma Poética do Espaço”, reunindo dezenas de convidados para a apresentação das obras.
 
Com curadoria de Emília Ferreira e coorganização da Fundação D. Luís I, este é o terceiro núcleo de uma exposição tripartida que decorre ainda na Galeria Millennium bcp, no Museu Nacional de Arte Contemporânea e no MU.SA – Museu das Artes de Sintra. No núcleo de Carcavelos, estão expostas cerca de 50 obras, em particular paisagens marinhas, provenientes do MNAC, arquivo familiar, Hotel Tivoli, Câmara Municipal de Almada e coleções privadas. O conjunto permite uma visão complementar da forma como Mily Possoz abordou o espaço na sua obra.
 
A exposição, que integra pinturas, desenhos, gravuras e tapeçarias, estará patente até 1 de fevereiro de 2026, aberta ao público nos dias úteis, entre as 14h00 e as 18h00, exceto nos dias 15 de dezembro e 23, 24 29, 30 e 31 de janeiro.
 
Este núcleo encerra o ciclo expositivo iniciado a 1 de outubro na Galeria Millennium bcp e seguido pelo MU.SA, mostrando, no total, cerca de 250 obras da artista, entre estudos, trabalhos preparatórios e finais. Um volume com cerca de cem imagens e onze ensaios inéditos, da autoria de especialistas nacionais e internacionais, será publicado em breve com o mesmo título.
 
Com uma carreira marcada pela inovação e independência artística, Mily Possoz (1888-1968) é considerada uma das criadoras do modernismo português, tendo exposto individual e coletivamente em Portugal e no estrangeiro, e continuando a surpreender pela originalidade e visão única do universo feminino e da paisagem.