Semana Internacional do Cérebro 2023 @ NMS

13-mar-2023
19-mar-2023

Na semana de 13 a 19 de março a NOVA Medical School vai uma vez mais juntar-se à Semana Internacional do Cérebro, em parceria com a Federação Europeia de Sociedades de Neurociências, a Dana Foundation e a Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Na edição de 2023 da Semana Internacional do Cérebro a NOVA Medical School irá dinamizar atividades presenciais e interativas, sob o tema "Podemos Manter os Nossos Cérebros Saudáveis para Viver Melhor e Por Mais Tempo?".

Com o objetivo de explicar como o cérebro funciona, como as doenças cerebrais acontecem e a importância de uma vida ativa e saudável para o envelhecimento do cérebro, a NMS irá dinamizar ações em dois formatos distintos:

• Feira de Ciências em duas escolas secundárias lisboetas, a Escola D. Filipa de Lencastre e a Escola Pedro Nunes;
  • Pop-up Center no Museu da Saúde em Lisboa, especialmente dirigido aos cidadãos séniores de Lisboa.

As atividades irão incluir breves palestras, demonstrações interativas, “speed-dating” com cientistas e jogos sobre o cérebro para mostrar as investigações mais recentes em neurociências dos cientistas da NMS Research. Entre os temas que iremos abordar num ambiente informal e descontraído destacamos: como se desenvolvem os neurónios; doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, e sua associação com outras doenças, como a diabetes tipo 2 e, portanto, como bons hábitos alimentares podem prevenir ou retardar a progressão para demência e problemas motores.

As atividades da NOVA Medical School para celebrar a Semana Internacional do Cérebro serão pela primeira vez financiadas, através da atribuição de uma bolsa pelo Programa FENS-Brain Awareness Week, o que irá permitir o desenvolvimento de melhores atividades, mais didáticas, que terão um impacto positivo na nossa comunidade, promovendo a visibilidade das neurociências, e aproximando os cientistas e a sociedade.

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa global e anual da Dana Foundation para promover o entusiasmo público e o apoio à investigação científica sobre o cérebro,aumentando a consciencialização da comunidade para a importância e o impacto que a investigação em neurociências área tem na vida quotidiana.

Links para as atividades da NMS no calendário internacional: Feira de Neurociências e Pop-up Centre.