Literacia em Saúde

A literacia em saúde desde as crianças aos séniores - uma preocupação e uma missão da NOVA Medical School.

Saiba mais sobre as diversas atividades da Equipa de Nutrição e Estilos de Vida junto destes públicos.

07-nov-2022

Literacia em Saúde para os mais novos

O Professor Júlio César Rocha esteve numa manhã muito interativa, sobre alimentação saudável em idade escolar, no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. O auge desta ação foi a construção de uma roda dos alimentos pelos alunos, que souberam de forma grandiosa identificar quais os alimentos que deveriam ficar de fora deste elemento tão identificativo da Alimentação Saudável.

1666943601485

Numa segunda parte da aula, foi fornecida uma explicação de como pode ser ajustada a alimentação em crianças com necessidades nutricionais especiais, dando como exemplo as crianças com doença hereditária do metabolismo proteico. Foram preparadas no local misturas de aminoácidos e papas hipoproteicas. É importante incutir em todas as crianças que poderão ter colegas com uma alimentação especial, e que isso não os torna diferentes.

Fortalecer estilos de vida saudáveis, atuar preventivamente e construir competências em saúde são três dos grandes objetivos que alicerçam a nossa missão – mais saúde para os portugueses, de todas as idades.

Para os pais, o Professor Júlio César Rocha deixa uma mensagem-chave: “seja o exemplo que deseja para o seu filho. Os nossos filhos são muitas vezes o nosso reflexo, o reflexo dos nossos hábitos – sobretudo quando se fala de alimentação e prática de exercício físico – estilos de vida”.

Literacia em Saúde para Séniores

Inserida na dinamização da estreita relação com a Junta de Freguesia de Arroios, a aluna de Doutoramento da NOVA Medical School, Shámila Ismael lecionou uma aula prática na disciplina de Saúde, da Academia Sénior da JFArroios.

A aula, subordinada ao tema: O papel da dieta mediterrânica na prevenção e no tratamento da diabetes tipo 2, teve um caráter muito prático e a participação teve como pano de fundo ajudar a aumentar a literacia em saúde deste público sénior.

Decorreu na sala de Leitura Clodomiro Alvarenga (Mercado Forno do Tijolo).

De acordo com o feedback recebido da Academia Sénior de Arroios, os alunos ficaram extremamente satisfeitos e elogiaram muito a Dra. Shámila. São ações como esta que contribuem e muito o trabalho que é feito com o público sénior.

Bio da Shámila: Shámila Ismael, Nutricionista (3707N), Licenciada em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Estudante do Doutoramento em Ciências da Saúde na NOVA Medical School, NMS Universidade NOVA de Lisboa (NMS), Investigadora da NMS, do CINTESIS e do CHRC. Áreas de interesse: nutrição e metabolismo, microbiota intestinal, e doenças metabólicas.