Investigadores da NMS ganham financiamento da Agência Mundial de Anti-Doping

Os investigadores Mónica Sousa e Luís Horta da unidade de Metabolismo e Nutrição, ganharam financiamento da World Anti Doping Agency (WADA) para investigar a ligação entre o doping e a suplementação alimentar em atletas de elite.

Este financiamento foi atribuído a 2 de junho de 2022 e é aplicado através das Social Science Research Grants 2022 da WADA.

Conversámos com os investigadores para eles nos indicarem a importância deste prémio para o decorrer desta investigação.

Que linha de Investigação vai seguir, no enquadramento deste trabalho?

As hipóteses do atual projeto de investigação são as seguintes:

  1. Os comportamentos em relação aos suplementos alimentares de alguns atletas portugueses de elite podem torná-los suscetíveis ao doping;
  2. Alguns atletas portugueses de elite podem reportar atitudes que os levem à dopagem;
  3. As atitudes face ao doping podem ser mais fortes nos seguintes atletas de elite portugueses: utilizadores de suplementos alimentares das categorias de suplementos desportivos ergogénicos e médicos; usuários de suplementos alimentares por motivos que levam a um melhor desempenho esportivo; aqueles que dependem de pessoal não qualificado para aconselhamento; aqueles que não verificam se os suplementos alimentares que usam foram testados quanto à presença de substâncias proibidas; e aqueles que nunca participaram de uma sessão de educação antidoping;
  4. Alguns atletas portugueses de elite podem referir uma maior crença na eficácia dos suplementos alimentares na melhoria do desempenho, nomeadamente: utilizadores de suplementos alimentares nas categorias de suplementos alimentares e bebidas ergogénicos, médicos e desportivos; usuários de suplementos alimentares por motivos que levam a um melhor desempenho; aqueles que dependem de pessoal não qualificado para aconselhamento; e aqueles que nunca participaram de uma sessão de educação antidoping;
  5. Os atletas portugueses de elite que reportam uma maior crença na eficácia dos suplementos alimentares na melhoria do desempenho podem reportar atitudes mais favoráveis ​​à dopagem.

O que significa este prémio para si e a seu grupo de investigação?

É uma enorme alegria e honra para nós recebermos este prémio. Para além do prémio em si, esta distinção representa também a investigação que temos feito nos últimos anos na área da suplementação em desporto de competição e reconhece o valor da investigação que pretendemos continuar a fazer nesta área.   

Como é que este prémio muda a sua investigação? Abrirá novas portas e possibilidades?

Este trabalho, em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol, e com o apoio do Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal e IPDJ, vai permitir a interligação destas instituições, com objetivo de melhor conhecer os nossos atletas e desenvolver estratégias alinhadas com as necessidades vigentes, em particular no contexto da suplementação e anti-doping. Neste sentido, os resultados deste trabalho irão abrir também novas portas e possibilidades de investigação, nomeadamente de estudos de intervenção e a personalização de programas de educação e sensibilização para atender às necessidades reveladas pelos atletas das diferentes modalidades.

Mónica Sousa
Luís Horta

Metabolismo e Nutrição

Conceição Calhau