Investigador NMS coordena projeto para criar centro de investigação da NOVA

António Jacinto coordena o projeto europeu "NIMSB – NOVA Institute for Medical Systems Biology" centralizado na Universidade NOVA de Lisboa, em parceria com o Max Delbrück Center, em Berlim, e distinguido com um financiamento total de trinta e cinco milhões de euros, dos quais quinze milhões e meio correspondem a financiamento europeu, através do concurso Teaming for Excellence – Horizon Europe. A nível nacional, o Governo e Fundação para a Ciência e Tecnologia, também irão contribuir para o novo centro de investigação que será localizado em Oeiras.

Tem havido um grande progresso na investigação biomédica, no entanto, apesar de ser possível curar cancro ou diabetes em modelos animais, como ratos, em humanos essas doenças e muitas outras ainda causam bastante sofrimento e elevada mortalidade. António Jacinto, investigador da NMS e coordenador do projeto NIMSB da NOVA, acredita que uma das razões para esse sucesso limitado é a falta de compreensão da biologia e fisiopatologia humanas a nível celular e molecular, e que é necessário encontrarmos melhores formas de recolher dados moleculares de humanos, desenvolvermos modelos experimentais mais semelhantes aos tecidos e órgãos humanos e sermos mais inteligentes para entender o global desta informação. Com o financiamento agora obtido e que terá uma duração de seis anos, o programa de investigação do NIMSB, focado em preencher esta lacuna, irá permitir a instalação de catorze novos grupos de investigação, cujos investigadores terão acesso a tecnologias inovadoras que fornecem informações sem precedentes sobre as causas moleculares da génese, progressão e tratamento de doenças.

António Jacinto explica: “Este novo projeto capacitará o nosso país na utilização de novas tecnologias tais como inteligência artificial aplicada à biomedicina e metodologias multi-ómicas emergentes, que permitem analisar cada célula do organismo com uma resolução nunca antes conseguida. Estas tecnologias fornecem informações sem precedentes sobre as causas moleculares do início, progressão e tratamento da doença. Novos conceitos diagnósticos e terapêuticos permitirão a deteção precoce de doenças e aumentarão as oportunidades de cura antes que ocorram danos irreparáveis, com a promessa de tratar as causas da doença em vez dos seus sintomas”.

O desenvolvimento desta área de investigação na NOVA permitirá às equipas de investigação realizarem projetos onde a biologia e a fisiopatologia humanas assumem um papel mais central. António Jacinto, acrescenta ainda que "é sempre emocionante começar algo novo. Dado o âmbito, duração e amplitude deste projeto, é provável que venha a moldar o resto da minha carreira de investigação. Espero fazer parte de uma equipa que gira com sucesso todas as atividades planeadas e tenha um forte impacto científico e social."

A ideia de concretização deste projeto foi desenvolvida no contexto da NOVA Saúde, a plataforma da NOVA para promover a investigação interdisciplinar e a inovação em temas de saúde. A necessidade de novas abordagens à medicina de precisão foi identificada como prioritária e o Max Delbrück Center, em Berlim, foi identificado como o parceiro ideal pela experiência na área. Desta parceria nascerá o NIMSB em Oeiras que que visa aplicar tecnologias biomédicas e digitais emergentes e soluções inovadoras no âmbito da saúde, ao mesmo tempo que desenvolverá os sectores da biotecnologia e das tecnologias da informação.

O NIMSB está alinhado com vários Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS). O empenho para a deteção e descoberta precoce de doenças e validação de novas estratégias terapêuticas está diretamente relacionado à Saúde e Bem-Estar (ODS 3). Mais ainda, existe um forte vínculo com a Educação de Qualidade (ODS 4), uma vez que projeto implementará programas educacionais em tecnologias emergentes, e um vínculo com a Inovação e Infraestrutura da Indústria (ODS 9), uma vez que espera contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a saúde. Adicionalmente, a Igualdade de Género (SGD 5) é um princípio fundamental irá nortear todas as atividades.

O concurso Teaming for Excellence, no âmbito do Horizonte Europa, tem como objetivo a criação ou a modernizarão de centros de excelência existentes em países em expansão por meio de parcerias estratégicas com instituições líderes em outros países.

Mais sobre o projeto no site da Universidade NOVA de Lisboa e no Jornal Público.

António Jacinto

Reparação de Tecidos e Inflamação