Projeto europeu inovador no combate à obesidade

A NMS, com os grupos liderados por Sílvia Conde e Paula Macedo, em colaboração com um consórcio de parceiros, integra o projeto "PAS GRAS", financiado pela Comissão Europeia.

Joana Sacramento, Rita Oliveira, Sílvia Conde, Paula Macedo, Adriana Capucho e Maria João Meneses

Com financiamento de 9,5 milhões de euros do programa Horizon Europe, este projecto visa revolucionar a prevenção e o tratamento da obesidade, oferecendo soluções práticas para uma sociedade mais saudável. Com liderança de Paulo Oliveira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), o projeto "PAS GRAS: desmitificando os determinantes metabólicos, ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos" enfrenta o urgente problema da obesidade, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e representa riscos significativos à saúde. A investigação já foi destacada no jornal Público.

Sílvia Conde e Paula Macedo, investigadoras principais da NOVA Medical School, enfatizam os objetivos científicos do projeto de encontrar soluções eficazes para combater a epidemia de obesidade e promover a saúde. "A obesidade é uma preocupação de saúde pública importante que afeta 150 milhões de pessoas na Europa e 650 milhões em todo o mundo. Indivíduos com obesidade têm maior risco de problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), cancro e depressão", afirmam as investigadoras, declarando que o seu objetivo é "encontrar soluções eficazes para combater a epidemia de obesidade e promover a saúde. Por meio deste projeto, o nosso foco está em abordar a obesidade desde idades mais jovens." Além disso, o projeto visa consciencializar o público sobre as causas e consequências da obesidade, reduzir o estigma e inspirar as pessoas a agir.

As investigadoras da NMS também afirmam que "receber esta bolsa é uma experiência extremamente gratificante para toda a equipa. Como cientistas, traz-nos uma grande satisfação ver o nosso trabalho ser reconhecido e escolhido por um painel internacional criterioso. Este prémio traz reconhecimento e validação para o nosso trabalho". A bolsa capacita os grupos das investigadoras no avanço da sua ciência, facilita colaborações, troca de conhecimento e avanços adicionais na investigação em toda a Europa.

O projeto "PAS GRAS" está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), especialmente o ODS 3.4, que visa reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis e promover o bem-estar. Ao desenvolver intervenções eficazes para a obesidade e suas comorbidades associadas, o projeto contribui para melhorar os resultados de saúde pública. Além disso, o projeto está alinhado com o ODS 5, capacitando mulheres na investigação e promovendo a inclusão. A equipe está comprometida em apoiar investigadoras mulheres e promover uma comunidade de investigação diversa e inclusiva.

O projeto envolverá a colaboração de 13 outras entidades, incluindo instituições e organizações por toda a Europa, criando uma rede robusta para enfrentar os desafios multidisciplinares da obesidade.

Consórcio PAS GRAS:

• Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC, Portugal)
  • NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa (NMS UNL, Portugal)
  • NOVA School of Science and Technology, Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA, Portugal)
  • Associação de Ginástica do Centro (Portugal)
  • Associação Protectora Dos Diabéticos De Portugal (Portugal)
  • Consiglio Nazionale Delle Ricerche (Itália)
  • European Society for Clinical Investigation (Holanda)
  • Fundación EURECAT (Espanha)
  • Instituto Pedro Nunes (Portugal)
  • Instituto Politécnico De Viana De Castelo (Portugal)
  • Instytut Biologii Doswiadczalnej Im. M. Nenckiego (Polónia)
  • King's College London (Reino Unido)
  • Martin-Luther-Universitat Halle-Wittenberg (Alemanha)
  • Mediagnost (Alemanha)
  • Technische Universität München (Alemanha)
  • Universita Degli Studi Di Bari Aldo Moro (Itália)
  • Uppsala Universitet (Suécia).
Sílvia Vilares Conde
Principal Investigator