Primeira NMS Research Week foi um sucesso e destaca a excelência da investigação da nossa escola

25-out-2023

Durante um evento de cinco dias, que decorreu entre 16 e 20 de outubro de 2023, a NOVA Medical School foi palco da primeira edição da Semana de Investigação. Este evento, organizado pelas Comissões de Estudantes de Doutoramento e de Investigadores Pós-Doutorados, reuniu 300 participantes e marcou um momento único no calendário científico da Escola.

A sessão de abertura da NMS Research Week contou com a presença de diversas personalidades proeminentes da nossa escola, incluindo Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School (NMS), Patrícia Calado e Aníbal Ferreira, respectivamente Subdiretores para a Investigação e para a Interface com Unidades de Saúde e Clínica, aos quais se juntaram Miguel Seabra e Maria Paula Macedo, que coordenam dois dos programas doutorais da NMS. A sua presença revelou a importância desta semana no panorama científico da Faculdade.

Este evento abrangeu todas as áreas científicas da NMS ao longo de cinco dias temáticos, especificamente: Saúde Musculoesquelética; Cérebro Saudável; Retina e Visão; Função Cardiorespiratória e Infeção; Cardiovascular, Renal e Metabolismo; Cancro; Nutrição, Ciência Alimentar e Promoção e Cuidados de Saúde. Cumprindo o objetivo primordial, a cada dia, estudantes de doutoramento e investigadores pós-doutorados apresentaram os resultados da sua investigação nestas áreas, por meio de apresentações orais e de pósteres, a que se seguiam palestras de especialistas nacionais de renome nessas áreas, acrescentando uma camada adicional de conhecimento especializado e experiência. Para além disso, a semana foi também projetada para fomentar discussões científicas entre investigadores em diferentes fases das suas carreiras, tanto da comunidade académica nacional como internacional.

A semana terminou em pleno com a sessão de encerramento, na qual foram entregues prémios aos participantes. Ana Tomás, Estudante de Doutoramento do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, sob orientação de Marta Pojo (IPOLFG) e co-orientação de Guadalupe Cabral, investigadora da NMS, venceu o Prémio de Melhor Apresentação de Póster pela apresentação do trabalho "Identificação de potenciais biomarcadores imunológicos preditivos e prognósticos no melanoma cutâneo", e Maria João Meneses, investigadora pós-doutorada do grupo de Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR), foi distinguida com o Prémio de Melhor Comunicação Oral pela apresentação do trabalho "Explorando a Ligação Entre a Doença Hepática Esteatose Associada ao Metabolismo e os Mecanismos da Insulina: uma Análise do Cluster PREVADIAB2". Esta última sessão culminou com a celebração para marcar o final desta semana intensa e gratificante, que incluiu bolo e champanhe, sobre a qual os membros da comissão organizadora refletiram que "esta semana foi um sucesso, destacando a dedicação e excelência dos investigadores da NMS e o seu compromisso com o avanço das áreas de investigação biomédica e médica."

É inquestionável que a NMS Research Week criou um ambiente vibrante e dinâmico que encheu o Pólo de Investigação da NMS, reunindo todos os tipos de investigadores que trocaram ideias, contatos e perspetivas valiosas.