NOVA Medical School marca presença no lançamento do NOVA Institute for Medical Systems Biology

26-out-2023

A NOVA Medical School marcou uma forte presença no evento de lançamento do NIMSB - NOVA Institute for Medical Systems Biology, que decorreu a 23 de outubro de 2023 na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. A missão do novo instituto é ser um centro de excelência internacional líder no desenvolvimento, integração e aplicação de abordagens de biologia de sistemas à investigação médica e inovação.

O NIMSB é um esforço colaborativo entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Centro Max Delbrück de Medicina Molecular em Berlim (BIMSB), na Alemanha, com o apoio da União Europeia através do programa Teaming for Excellence no âmbito do Horizonte Europa, do Governo Português e da Câmara Municipal de Oeiras. Uma das principais características do NIMSB é seu espírito interdisciplinar, e o instituto trabalhará em estreita colaboração com todos as Escolas da NOVA e múltiplos parceiros para construir uma massa crítica especializada e estabelecer uma infraestrutura robusta para uma abordagem pioneira em Portugal que promete impulsionar o ecossistema de investigação e inovação local em Medicina de Precisão.

António Jacinto, professor e investigador da NMS, é o Coordenador do Projeto NIMSB na NOVA e foi uma das pessoas que apresentou o projeto no evento de lançamento. Durante a sua apresentação inspiradora, António Jacinto partilhou a história do NIMSB desde que passou de uma ideia a um projeto financiado e dando a conhecer alguns detalhes da sua implementação.

O lançamento contou com a presença ampla da comunidade académica e científica da área de Lisboa e muitas foram as pessoas da nossa Escola que marcaram presença, nomeadamente Helena Canhão e Patrícia Calado, respetivamente Diretora da NMS e Subdiretora para a Investigação, bem como muitos investigadores e professores e equipas de apoio à investigação.

O NIMSB exemplifica a mudança de paradigma que estamos a viver e a era em que a Medicina de Precisão chegará aos pacientes com o maior foco dado à prevenção da doença do que à procura de solução para as possíveis curas.