Saúde Mental

O nosso grupo tem-se centrado na investigação relacionada com determinantes, necessidades e intervenções em saúde mental. Nos últimos anos, temos desenvolvido um interesse especial na área das alterações cognitivas ligadas ao envelhecimento.

Alguns investigadores do nosso grupo coordenaram ou colaboraram em estudos multicêntricos financiados por agências europeias e nacionais (relacionados, por exemplo, com epidemiologia das perturbações mentais e neuropsiquiátricas, modelos de predição de episódios depressivos, avaliação de necessidades na esquizofrenia e na demência, sobrecarga familiar, intervenções psicoeducativas, acesso a cuidados formais na demência, psiquiatria forense, saúde mental nas prisões). Estes investigadores têm também colaborado regularmente com o governo português (Ministério da Saúde, Direção Geral da Saúde, ARSLVT) no desenvolvimento e implementação de planos e políticas de saúde mental.

Principais interesses e áreas de investigação actuais:

• Avaliação clínica e psicossocial das perturbações psiquiátricas e das demências, incluindo os aspectos familiares.
  • Epidemiologia psiquiátrica (perturbações psiquiátricas e neurocognitivas, bem como os seus determinantes).
  • Avaliação das necessidades e qualidade de vida de pessoas com doença mental ou demência e seus familiares (por exemplo, na comunidade, em cuidados de saúde primários ou hospitalares, ou nas prisões).
  • Cuidados centrados na pessoa e intervenções não farmacológicas/ psicossociais, incluindo psicoeducação e intervenções com famílias.
  • Psiquiatria geriátrica e saúde mental das pessoas mais velhas, incluindo abordagens multidisciplinares na prevenção da doença e promoção da saúde mental; saúde social na demência; novas tecnologias nos cuidados prestados às pessoas com demência.
  • Adesão aos tratamentos ou intervenções.
  • Estigma ligado à doença e atitudes em relação à psiquiatria, estratégias de recuperação (‘recovery’) e inclusão social.
  • Avaliação de políticas, programas e intervenções de saúde mental (a nível local e nacional).
  • Ciência da implementação relacionada com a organização dos serviços de saúde mental.
  • Comunicação clínica e relação terapêutica.
  • Espiritualidade em saúde.

EM CURSO:

• Dementia in Primary Care: the Patient, the Carer and the Doctor in the Medical Encounter (2019- )

Bolsa Bayer/NOVASAÚDE AGEING 2018.

Investigador principal: Manuel Gonçalves Pereira. Coordenadora do trabalho de campo: Conceição Balsinha.

• The COGCARE project - cognitive disorders and impact on caregivers: brief technology-assisted measures may be a step forward (2023- )

Bolsa CHRC/2022

Investigador principal: Manuel Gonçalves Pereira.

CONCLUÍDOS RECENTEMENTE:

• Prevalence of old age neuropsychiatric disorders: Contribution to mental health policy in Portugal – The 10/66 Dementia Research Group Prevalence Study in Portugal

Em colaboração com o Institute of Psychiatry, King’s College London, e 10/66 Dementia Research Group (Coord: Prof. Martin Prince):

Investigador principal: Miguel Xavier - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal (PTDC/SAU-EPI/113652/2009); 2011-2014

• Actifcare (Access to Timely Formal Care in Dementia)

EU-JPND project, coord. Prof. Frans Verhey & Prof. M. de Vugt, Maastricht University, The Netherlands

Investigador principal em Portugal: Manuel Gonçalves Pereira - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal (FCT - JPND-HC/0001/2012); 2014-2017

• The Masters in Mental Health Recovery and Social Inclusion

European Commission ERASMUS Lifelong Learning (envolvendo também investigadores do Reino Unido, Itália e Polónia. EU Lifelong Learning Programme - 517918-LLP-1-2011-1-UK-ERASMUS-ECDCE.

Investigador principal em Portugal: Miguel Xavier

ARTIGOS SELECCIONADOS (2013-2022)

LIVROS OU CAPÍTULOS RECENTES:

• Verdelho A, Gonçalves-Pereira M (Eds): Neuropsychiatric symptoms in cognitive impairment and dementia. Springer, 2017. ISBN: 978-3-319-39136-6 (Print) 978-3-319-39138-0 (Online); DOI: 10.1007/978-3-319-39138-0.
  • Gonçalves-Pereira M, Leuschner A. Chap. 29, Portugal. In: Burns A, Robert P, editors. Dementia Care: International Perspectives. Oxford: Oxford University Press; 2019. ISBN: 9780198796046; DOI: 10.1093/med/9780198796046.001.0001. (pp: 219-230; DOI:10.1093/med/9780198796046.003.0029.
  • Balsinha C, Gonçalves-Pereira M, Iliffe S, Freitas JA, Grave J. Healthcare delivery for older people with dementia in primary care. In: de Mendonça-Lima C, Ivbijaro G, editors. Primary Care Mental Health for Older People. Springer, Cham; 2019. ISBN: 978-3-030-10812-0 (Print) 978-3-030-10814-4 (Online) (pp: 311-329; DOI: 10.1007/978-3-030-10814-4_23.
  • Zhang F, Cheng ST, Gonçalves-Pereira M. Factors contributing to protection and vulnerability in dementia caregivers. In: Martin, C.R., Preedy, V.R. (Eds.), The Neuroscience of Dementia, Vol 2 (Genetics, Neurology, Behavior, and Diet in Dementia). Academic Press, Elsevier, London; 2020. pp. 709–722.

NOVA Medical School participa em debate “O Futuro das Neurociências”

Investigadores e Professores da NOVA Medical School, Miguel Xavier e Cláudia Almeida, participaram na conferência organizada pelo Jornal Económico e a Biogen Portugal.

O grupo tem conexões com redes internacionais como a INTERDEM e o 10/66 Dementia Research Group, bem como com investigadores de outras Universidades, nacionais e de outros países (por exemplo: University College London, Bangor University, Universidad de Santiago de Compostela, Penn State University).

Existem colaborações com diferentes serviços clínicos (hospitalares e de cuidados de saúde primários) e com associações de doentes e familiares, como a Alzheimer Portugal.

Antigos membros do grupo:

• Bernardo Barahona-Corrêa
  • Conceição Balsinha