Unidade de Microscopia

A Unidade de Microscopia do CEDOC possui o know-how cientifico e conhecimento técnico em microscopia avançada e em processamento de imagem para providenciar suporte e potenciar a investigação cientifica. Estão disponíveis para toda a comunidade cientifica (NMS-CEDOC e utilizadores externos) uma variada gama de instrumentos de microscopia cobrindo de aplicações simples a aplicações avançadas.

Os funcionários da unidade providenciam: ajuda aos investigadores no planeamento experimental de experiencias de microscopia; formação na utilização dos instrumentos assim como troubleshooting durante o manuseamento dos mesmos; serviços de processamento de imagem, renderização e analise dos dados adquiridos. Se necessário rotinas customizadas de analise de imagem poderão ser elaboradas a pedido.

De modo a manter os padrões elevados do serviço, é a nossa missão manter os instrumentos atualizados e os funcionários a par dos últimos desenvolvimentos e técnicas disponíveis no campo de microscopia.

Confocal Zeiss LSM 980 com Airyscan 2
Confocal Zeiss LSM 710 
Confocal Andor Spinning disk 
Widefield Observer Z1 for HCS
Widefield Axioimager Z2
Stereoscope Lumar V12 com fluorescence
Stereoscope Leica MZ16A com fluorescence
Stereoscope Stereo V8 com fluorescence
Multiple smaller Stereoscopes
Workstation 1 com  Imaris 9.5, Huygens 20.10, ZEN 3.1 Workstation
Workstation 2 com software opensource

A disponibiliza os seguintes serviços:

  • Formação em todos os microscópios, para utilização independente
  • Consultoria e planeamento de projectos/experiencias
  • Consultoria em preparação de amostras
  • Formação em processamento de imagem (Fiji, IMARIS, Icy,..)
  • Serviços de processamento e analise de imagem: Automação (macros, scripts); Consultoria e desenvolvimento de etapas de processamento de imagem; Desenvolvimento de aplicações customizadas de processamento de imagem

A utilização da Unidade de Microscopia está disponível para toda a comunidade. Novos utilizadores necessitam de se registar na plataforma de calendario (Agendo) e requisitar permissão para os equipamentos pretendidos. Utilizadores externos poderão contactar a unidade via email. Formação especializada em todos os equipamentos é obrigatória antes de utilizar os recursos da unidade.

Plataforma Portuguesa de Bio Imagem (PPBI)
Euro Bioimaging (EuBi)
Lisbon BioImaging Group (LxBIG)
PT-OPENSCREEN
EU-OPENSCREEN 

Coordenador Científico

Cláudia Guimas Almeida
Principal Investigator

Coordenador Executivo

Telmo Pereira