Helena Soares lidera novo estudo sobre a imunidade à COVID-19 no leite materno

Um novo estudo sobre a transferência da imunidade COVID-19 através do leite materno para recém-nascidos acaba de ser publicado na Cell Reports Medicine, liderado pelo laboratório de Helena Soares, juntamente com parceiros no ITQB NOVA e IGC.

05-dez-2021

Helena Soares e Juliana Gonçalves, primeira autora do artigo Cell

Um dos principais resultados desta pesquisa foi que a vacinação com COVID-19 induziu tanto a produção de anticorpos pela mucosa mamária quanto uma maior frequência de células B de memória em mulheres lactantes. A acumulação de anticorpos neutralizantes no leite materno também pode neutralizar a proteína spike do SARS-CoV-2 e prevenir infecções futuras.

Helena falou com o Público sobre a investigação e a reportagem foi publicada tanto online como na edição de sábado do jornal: "A concentração de anticorpos neutralizantes no leite materno é muito baixa, mas assumimos que a amamentação conduzirá a uma acumulação de anticorpos neutralizantes" disse Helena.

O estudo original foi publicado na Cell Reports Medicine, intitulado "Secretory IgA e células T direcionadas à proteína spike SARS-CoV-2 são transferidas para o leite materno após vacinação de mRNA" está disponível aqui.

Veja também a entrevista da Helena à RTP1 sobre esse estudo, no Telejornal de domingo!