Ucrânia: NOVA Medical School, Turismo de Portugal e Médicos do Mundo estabelecem protocolo de colaboração

NOVA Medical School, o NEST, o Turismo de Portugal e a ONG Médicos do Mundo assinam protocolo de colaboração para ajudar na resposta à catástrofe humanitária em consequência da Guerra na Ucrânia, numa iniciativa com base no centro de inteligência colaborativa NEST HaT Lab: Health and Tourism Lab da u.me: unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School.

22-mar-2022

No âmbito da BTL, o evento “What’s Next – Innovating Tourism” dinamizou várias sessões temáticas, para as quais foram convidados oradores fora do setor e com o objetivo de alargar o debate sobre o futuro do turismo nas suas diversas vertentes.

Destacamos a sessão que se realizou na NOVA Medical School, a 17 de março, para a qual o NEST convidou Maria de Belém Roseira e Germano de Sousa a debaterem o Impacto da Saúde no Turismo.

O “What’s Next – Innovating Tourism” foi também palco para a apresentação do protocolo de colaboração entre a NOVA Medical School, o NEST, o Turismo de Portugal e a ONG Médicos do Mundo para ajudar na resposta à catástrofe humanitária em consequência da Guerra na Ucrânia, numa iniciativa com base no centro de inteligência colaborativa “NEST HaT Lab: Health and Tourism Lab da u.me: unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School".

No documento, estas entidades comprometem-se, sob a coordenação científico-estratégia do NEST HaT Lab: Health and Tourism Lab da u.me: unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School, a encetar esforços de cooperação, conducentes à ideação de modelos de resposta à crise humanitária emergente do conflito na Ucrânia, contribuindo com o conhecimento especializado nas respetivas competências.

A mobilidade de pessoas é uma das variáveis mais relevantes e urgentes da situação que se vive na Ucrânia, pelo que o know-how e as soluções desenvolvidas no âmbito do turismo podem revelar-se particularmente úteis para os esforços de apoio aos refugiados deste conflito.

O NEST HaT:Health and Tourism Lab @ NOVA Medical School é um laboratório de inteligência colaborativa para a Saúde e o Turismo, desenvolvido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo e pela unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School, que se centra na Saúde, Sustentabilidade e Transformação Digital para comunidades mais resilientes, contribuindo para a qualificação de um território Seguro, Saudável e Sustentável.

MEDIA

Press Release