NMS participa em projeto de saúde digital para a diabetes

Marta Marques e outras investigadoras NMS irão participar na avaliação de uma aplicação online de mudança comportamental

AnaRodrigues_MartaMarques_10-08-22_DSC00020 - Cópia

O projeto é denominado “VA Prevention - Ensaio aleatorizado controlado e avaliação económica de uma intervenção digital centrada na pessoa para prevenção da diabetes em adultos de alto risco”. O objetivo é a mudança de comportamento para prevenção da diabetes do tipo 2, através de uma aplicação online que terá como base um treinador humano virtual. A aplicação irá ajudar a regular a dieta e exercício físico dos utilizadores e partilhar esta informação com profissionais de saúde.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) financiou este projeto através do Concurso de Projetos de 2022, num total de quase 250 mil euros, com coordenação de Mara Guerreiro do Egas Moniz School of Health & Science e também de outras instituições para além da NMS: ESEL, ENSP, FC UL, FMH UL. Na NMS também fazem parte dos colaboradores a investigadora principal Ana Rodrigues do grupo EpiDoc e Lúcia Domingues da NOVA CRU.

Falámos com a investigadora Marta Marques, que é Co-PI no grupo EpiDoc da unidade de investigação CHRC na NMS, para saber mais sobre este projeto:

·        Que questões irão ser investigadas neste projeto?

Este projeto, VAPrevention, vai testar se a utilização de treinadores automatizados virtuais de saúde, para promover comportamentos de saúde cruciais para a prevenção da diabetes tipo 2 (e.g. atividade física, comportamentos alimentares), é uma abordagem válida para a população portuguesa, onde estes tipos de intervenções são raras. Isto será feito através de um ensaio clínico híbrido no mundo real, por meio do envolvimento de farmácias e serviços de cuidados primários de saúde para o recrutamento de participantes. Estes participantes serão convidados a usar uma aplicação online como intervenção digital de prevenção do diabetes, com a ajuda de um treinador humano virtual. O impacto social do projeto é enorme se for eficaz e ampliado.

·        O que é que este projeto significa para si e o seu grupo de investigação?

Os investigadores do NMS irão coordenar uma tarefa de projeto relacionada com o ensaio híbrido, nomeadamente a implementação da metodologia e a avaliação qualitativa e económica da aplicação online, em colaboração com outros investigadores do CHRC, da ENSP e da NOVA Cru. Este prémio vai promover o recrutamento de novos recursos humanos para atuar na área da saúde digital e fomentar a colaboração entre diferentes unidades da NMS e entre escolas da NOVA.

·        O que poderá este projeto mudar na sua investigação? Que novas portas se poderão abrir?

A aplicação online VAPrevention terá como alvo dois comportamentos principais na prevenção do diabetes tipo 2 - dieta e atividade física. Ele será composto por um treinador virtual, projetado para simular o suporte presencial à mudança de comportamentos. Os pacientes terão a opção de partilhar o painel da aplicação com profissionais de saúde e outras pessoas da sua rede, como familiares. Esta tecnologia tem um enorme potencial para ser aplicada em grande escala e noutras aplicações em ambientes de saúde e comunidade.

·        Como se relaciona com os ODS?

Este projeto contribuirá principalmente para os ODS relacionados com saúde e bem-estar e transformação digital. Um impacto social chave deste projeto é a capacidade de prevenção da diabetes tipo 2 em adultos de alto risco, através de uma intervenção acessível, escalável, sustentável e facilmente integrada.

Marta Moreira Marques
Co-PI EpiDoc, PhD
Ana Rodrigues
EpiDoc Coordinator, MD, PhD