Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no primeiro ciclo de estudos os estudantes internacionais:
a) Titulares de uma qualificação, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país;
b) Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
c) Cumprimento, à data do atual concurso, do pré-requisito fixado pela NMS|FCM/UNL, nos termos do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, na sua redação atual, que regula o regime de acesso e ingresso no ensino superior, alterado pelos Decretos-Leis nºs 99/99, de 30 de março, 26/2003, de 7 de fevereiro, 76/2004, de 27 de março, 158/2004, de 30 de junho e 147-A/2006, de 31 de julho.
São Condições concretas de Ingresso no 1º Ciclo de estudos em Ciências da Nutrição:
1. Verificação da qualificação académica específica para ingresso no ciclo de estudos a que se candidata:
a. Quando o candidato for titular de curso de ensino secundário português, essa verificação incidirá sobre a aprovação nas duas provas de ingresso definidas para a Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Faculdade: 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química;
b. Quando o candidato não é titular de exames nacionais, poderá a qualificação académica específica reportar sobre uma de três situações:
i. Ter realizado provas de âmbito nacional de Biologia e de Química para ingresso no ensino superior do país de origem;
ii. Ter realizado exames finais de disciplinas de Biologia e de Química do ensino secundário estrangeiro;
iii. Ter frequentado e obtido aprovação nas disciplinas de Biologia e de Química do ensino secundário estrangeiro, desde que comprovado, através de documento oficial, que o candidato tem condições de acesso e ingresso no ensino superior do país de origem.
c. Quando o candidato for titular de curso de ensino secundário brasileiro, e sempre que se aplique, essa demonstração corresponde à aprovação na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médico (ENEM), com nota mínima de 100 pontos.
2. Ter um domínio intermédio da língua portuguesa (nível B2), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas), no caso de candidatos provenientes de sistemas de ensino não lecionados em português; devendo apresentar a certificação de conhecimentos em língua portuguesa, competências oral e escrita, através de certificado emitido por entidade competente no seu país de origem;
2.1 Sem prejuízo do disposto no número anterior podem ainda candidatar-se estudantes que não possuam o nível B2, desde que formalmente declarem comprometer-se com a frequência de um curso intensivo de língua e obtenham aquele nível até ao início da frequência do 3.º ano do ciclo de estudos sob pena de não poderem renovar a sua inscrição na FCM|NMS até comprovar a obtenção desse nível.