Investigadora NMS homenageada em exposição dedicada a mulheres cientistas

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência foi celebrado nas Oficinas de Criatividade Himalaya-Centro de Ciência Viva dos Arcos com a inauguração da exposição Mulheres Arcuenses com Ciência, entre elas Gabriela Silva, investigadora principal da NMS.

14-fev-2023

 

Esta exposição foi o resultado da junção do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência com o projeto Arcuenses com Ciência, projeto este que além de levar a ciência até ao público em geral, tem também como objetivo divulgar e reconhecer o trabalho da comunidade científica com raízes em Arcos de Valdevez. 

A mostra integrou 9 retratos de mulheres,  que se destacam nas diversas áreas de conhecimento científico, sendo representativa de um leque abrangente de outras investigadoras deste concelho. A exposição é uma viagem ao percurso académico e profissional destas cientistas, que nos permite inferir quais as motivações que as levaram a escolher este caminho, assim como a visão e o papel mulheres na Ciência.

Gabriela Silva salienta que é muito bom ver o reconhecimento do trabalho que desenvolveu até à data, e participar numa iniciativa para divulgar a ciência para todos, principalmente a nível local, e nas suas origens. Não esconde que também ela foi inspirada através do exemplo de pessoas que ouviu quando era mais nova e que se o seu percurso fizer a diferença para alguém se sente feliz. Relativamente ao Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência, Gabriela Silva afirma que "é uma data que merece ser assinalada porque serve sobretudo para inspirar mais mulheres e raparigas a percorrer o caminho da ciência."

A celebração deste dia com a inauguração da exposição constituiu-se um momento importante de partilha entre as cientistas e a comunidade, acerca do seu contributo no progresso da ciência e da sociedade.

Esta iniciativa faz parte  da Agenda com Ciência das Oficinas de Criatividade Himalaya, que  a cada trimestre conta com atividades para diferentes tipos de público, permitindo a todos o contacto a ciência, a ecologia e a sustentabilidade. 

Saiba mais sobre a exposição que pode ser visitada até ao final de agosto aqui e sobre o trabalho de investigação de Gabriela Silva aqui.

 

[Fotografias cedidas por Oficinas de Criativade Himalaya]