Projeto da equipa da Área Académica Nutrição e Estilos de Vida é vencedor do Projeto do Ano em Nutrição Clínica

Os Prémios Viver Saudável, organizados anualmente pela Revista Viver Saudável, a revista dos Nutricionistas, pretendem ser uma iniciativa anual, cujo foco é distinguir a excelência e premiar o que de melhor se faz na área da Nutrição em Portugal.

 

Este ano foram entregues numa cerimónia realizada no Casino de Espinho, que contou com a presença da Equipa de Nutrição da NOVA Medical School. 

O Projeto, “Intermittent energy restriction ameliorates adipose tissue-associated inflammation in adults with obesity: a randomised controlled trial”, foi o vencedor do Projeto do Ano na área da Nutrição Clínica. Um projeto com o Selo NOVA Medical School e Comprehensive Health Research Center, da autoria da nossa aluna do Mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo, Inês Castela, tendo como Investigadora Principal a Professora Diana Teixeira.

Os resultados deste trabalho demonstraram que após 12 semanas de intervenção, ambas as intervenções com restrição energética intermitente ou contínua, planeadas com a mesma percentagem de restrição energética, foram igualmente eficazes na perda de peso em adultos com obesidade (IMC > 35 kg/m2). Adicionalmente, a intervenção com restrição energética intermitente resultou em melhorias significativas na redução da resistência à insulina e da inflamação associadas à obesidade, em comparação com a intervenção com restrição energética contínua.

A equipa de investigação acredita que os resultados deste estudo clínico, integrados no conhecimento científico atual e assegurado por um acompanhamento diferenciado, têm potencial e são relevantes para otimizar a intervenção personalizada no tratamento da obesidade. 

Adicionalmente, o Projeto Heróis 0 Desperdício, foi premiado na categoria de Alimentação Coletiva e Restauração. Este é um Projeto da EUREST Portugal, tendo sido o prémio entregue a Beatriz Oliveira, também docente da Licenciatura em Ciências da Nutrição.

 

Diana Teixeira
Beatriz Oliveira
Inês Castela
MSc Student

Metabolism and Nutrition

Conceição Calhau