NMS recruta voluntários para participação no Projeto Cultivar (Castanea sativa) | Estudo clínico

Recrutamento de Voluntários para o Projeto Cultivar, que pretende avaliar o efeito da inclusão de castanha assada na dieta relativamente à composição e diversidade do microbiota, e também em parâmetros metabólicos.

09-Nov-2022

O que é o Projeto Cultivar (Castanea sativa) | Estudo clínico?

É um estudo clínico que pretende avaliar o efeito da inclusão de castanha na dieta relativamente à composição e diversidade do microbiota, e também em parâmetros metabólicos. A castanha é provavelmente, um dos mais antigos alimentos consumidos pelos habitantes da Europa.  A castanha é uma fonte muito interessante de vitaminas, minerais e fitoquímicos que se destaca também pela sua riqueza em fibra. 

Onde e quando decorre o Cultivar (Castanea sativa) | Estudo clínico?
As avaliações iniciais e finais decorrem nas instalações da NOVA Medical School, sendo que no período intermédio será contacto via telefónica pelos investigadores, sempre num horário conveniente para o participante. O Projeto irá decorrer entre outubro e novembro de 2022. 

Quem pode participar?
Adultos (exclusão: gravidez e amamentação) com idade compreendida entre os 18 e os 50 anos de idade, saudáveis [Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 kg/m2 e 
25 kg/m2, ausência de doença crónica e respetiva medicação], que pertençam à comunidade da NOVA Medical School ou ao público, em geral e que não tenham sensibilidade à castanha.

Em que consta a participação no projeto?

Os voluntários terão de consumir 150 g de castanhas, fornecidos pela equipa de investigação, à hora de almoço, diariamente durante duas semanas. Envolve:

·        3 visitas à NOVA Medical School (recrutamento, inicial, final) para:

  • Avaliar os critérios de inclusão e exclusão (visita de recrutamento);
  • Preenchimento de breves questionários (visita de recrutamento);
  • Avaliação antropométrica - peso, estatura e perímetro da cintura (visitas inicial e final);
  • Avaliação da composição corporal (visitas inicial e final);

·        2 colheitas de amostras de fezes no domicílio com um kit de recolha - será muito simples (antes das visitas inicial e final);

·        2 colheitas de sangue em laboratório a indicar (antes das visitas inicial e final);

·        2 avaliações do hidrogénio e metano expirados em laboratório a indicar (visitas inicial e final).

Cada visita à NMS não deverá ultrapassar os 30 minutos, cada visita ao laboratório poderá durar até 180 minutos.

Quais as vantagens em participar?
Consumir castanhas fornecidas pela equipa de investigação. O voluntário terá acesso a toda a informação relativa à: avaliação do estado nutricional, composição corporal e adequação nutricional e dietética por profissionais de saúde. Avaliação bioquímica sérica, do teste respiratório de determinação de hidrogénio e metano, e do microbiota intestinal.

Como posso inscrever-me para participar?

Para inscrever-se pode enviar-nos email para recrutamento.estudos@nms.unl.pt ou deixar o seu email em https://forms.office.com/r/x5Twthz7rG

 

QR code_castanha

 

Recrutamento de voluntários - Castanha (2)_page-0002

 

logo cultivar       logo CATAA

 

cofinanciamento