ECO-CAMPUS

A NOVA Medical School é desde 2015 uma Eco-Escola, reconhecimento atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), tendo recebido, desde então, simbolicamente, a Bandeira Verde de Eco-Escola.

O Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, no âmbito da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Este programa fornece metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos.

Na NMS todos os anos são desenvolvidas diversas atividades que envolvem toda a comunidade e que promovem os valores defendidos pelo Programa. O Conselho Eco-Escolas da NMS, composto atualmente por 6 estudantes, 4 docentes e 6 não docentes, reúne trimestralmente para planear atividades a implementar, numa ótica de melhoria contínua e adaptada à realidade da faculdade. O grande empenho e envolvimento dos estudantes, conhecedores desta realidade, tem sido o maior contributo na concretização deste Programa na NMS.

Em 2021 a NMS candidatou-se ao 1º GalardãoEcoCampus Portugal”, a atribuir às instituições que integram já a rede Eco-Escolas no Ensino Superior (faculdades, escolas superiores, universidades e politécnicos). Este será um desafio na adoção da metodologia dos “7 passos“, envolvendo ativamente as diversas valências do “campus”, agilizando a concretização dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) e contribuindo para a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este galardão está alinhado a nível internacional com a rede FEE EcoCampus.

Conheça o Eco-Código 2022, elaborado em colaboração com os estudantes da NMS e que visa promover um melhor comportamento sustentável de toda a comunidade.

facebook instagram